Biodiversity Iniciatives - Youth Workers Exchange em Ourense

Erasmus + Youth Workers em Ourense

Biodiversity Iniciatives foi um training course realizado pela Sustinea no final de Outubro, que juntou 18 jovens vindos da Ucrânia, Grécia, Polónia, Roménia, Espanha e Portugal. Este projeto teve como objetivo providenciar soluções para a perda de biodiversidade que estamos a sofrer nos nossos habitats, fazendo referência a diferentes problemas essenciais de que devemos estar conscientes, alertar sobre a importância de preservação da biodiversidade em zonas rurais e urbanas e para a necessidade de pormos em prática estas soluções nas nossas cidades.

A semana começou com um dia de atividades dedicadas à avaliação dos conhecimentos dos participantes e com algumas dinâmicas de grupo, onde falamos um pouco sobre nós e onde nos deram a conhecer, mais ao pormenor, o projeto e as atividades que iríamos realizar ao longo da semana. Terminamos a manhã com uma “Gymkhana” pela aldeia de Ordelles, acerca de identificação de pegadas, de restos de vestígios de alimentação e dejetos de diferentes animais. Na parte da tarde jogamos o “Biodiversity Trivia”, um jogo de tabuleiro do género do trivial mas inventado pela Sustinea, abordando assim vários conceitos acerca de biodiversidade.

Borboleta noturna

À noite tivemos uma atividade sobre borboletas noturnas, que começou com uma breve apresentação sobre mariposas/traças e de seguida com a tentativa de observação e captura das mesmas, através da montagem de um holofote no exterior. Depois de conseguir capturar, fazer o registo visual e a identificação, devolve-se a borboleta para o seu habitat.

 

No segundo dia realizamos um Bioblitz, que consistiu num passeio de campo com o objetivo de registar e identificar o maior número de espécies que nos suscitasse interesse e subsequente partilha dos nossos registos na aplicação iNaturalist. Esta aplicação permite que outros utilizadores possam ver as nossas partilhas e dar a sua opinião em relação ao registo, concordando ou até esclarecendo que tipo de espécie foi ali avistada.

Bioblitz

No final de tarde foi-nos dado tempo para trabalharmos no projeto de equipa que desenvolvermos juntos durante a semana e para o qual já tínhamos previamente pensado no tema a explorar.

Borboleta noturna

No terceiro dia tivemos um workshop acerca de anfíbios. Este workshop começou numa saída de campo na primeira metade da manhã, onde tentámos registar imagens de anfíbios. Após a saída realizamos um pequeno vídeo de sensibilização acerca da importância de preservar os habitats de anfíbios, alertar para as alterações climáticas e outros comportamentos que causam a perda de biodiversidade. Este vídeo seria realizado utilizando as imagens registadas na manhã ou outras, colocando as nossas vozes por cima para contextualizar as imagens e passando assim a mensagem de uma forma engraçada e ao mesmo tempo didática.

Bioblitz

Depois de almoço tivemos a atividade da equipa Polaca, Social Connections and Roles in charge for Biosecurity, que passava pela atribuição de diferentes papeis da sociedade aos grupos de participantes “Cidadãos”, “Governo”, “Media” e “ONG’s”. Estes tinham de definir os seus deveres e o que esperavam dos outros. Depois cada grupo iria dialogar entre si, à vez, apresentando as suas medidas. No fim de cada diálogo tinham que decidir se acordavam ou discordavam em decidirem por uma coperação. Muito interessante ver estas dinâmicas que no fundo representam o modelo da sociedade moderna e onde todos nós estamos inseridos, mas que muitas vezes nem nos apercebemos dos deveres, direitos e exigências que podemos ter, tornando-nos assim mais conscientes e cidadãos mais ativos.

Por último nesse dia tivemos a atividade da equipa Portuguesa, Workshop about bird feeders and dried soils que consistiu na construção de plataformas, em madeira, que servem para pousar bolotas no topo, bolotas estas que são o alimento de certos animais. Eventualmente as bolotas vão ser apanhadas e escondidas na terra, ficando algumas esquecidas que mais tarde vão dar lugar a um carvalho.

No quarto dia tivemos um workshop de construção de abrigos para animais. Esta atividade começou com uma apresentação que explicava a importância da construção de abrigos para animais, onde se abordou quais os diferentes animais que podem usufruir, quais os diferentes tipos de abrigos e as boas práticas de colocação dos mesmos. Na segunda parte, dividimo-nos em grupos e prosseguimos com a construção dos 5 tipos de abrigos , “Caixa Abrigo para Morcegos”, “Caixa Ninho para Aves de meia Frente Aberta”, “Caixa ninho para Aves de Abertura Circular (diâmetro 32mm)”, “Caixa ninho para Aves de Abertura Circular (diâmetro 26mm)” e “Hotel de Insetos”. Por fim escolhemos o local de fixação de cada abrigo para posterior colocação pelos membros/ voluntários da Sustinea. Este tipo de atividades para além de estimularem bastante o trabalho em equipa torna-se também muito gratificante, pois vemos o produto final que nós próprios criamos com as nossas mãos.

Terminamos o dia com a atividade da equipa Romena, Water as a source of Life que teve início com uma apresentação acerca dos inúmeros benefícios do mar e também alertar para problemas que nem sempre são abordados. No fim da apresentação fizemos um jogo onde se simulou o comportamento entre um golfinho e a sua presa com as diferentes condicionantes mencionadas durante a atividade. Foi surpreendente ver como as condições que o humano impõe nestes habitats interferem grandemente com as interações de vida destes seres, acabando por dificultar e prejudicar a sua busca de alimento.

O quinto dia começou com uma atividade que consistia em fazer um trilho na zona da reserva transfronteiriça do Gerês-Xurés. Esta atividade teve como objetivo colocarmos em prática alguns dos conceitos abordados ao longo da semana, como também, recolher uma amostra de água do rio com o propósito de avaliar a qualidade da água utilizando métodos e procedimentos específicos. Terminamos o percurso junto a uma cascata natural que abundava de água.

Durante a tarde, antes de regressarmos a Ordelles, tivemos a oportunidade de visitar as termas naturais de Lóbios e conhecer a cidade de Ourense. Concluímos o dia com a atividade da equipa Grega, Game about Biodiversity. Um jogo bastante prático que passava por adivinhar palavras e conceitos acerca de biodiversidade através de pistas, utilizando assim os nossos conhecimentos.

No último dia começamos por fazer uma reflexão conjunta acerca do que realizámos ao longo da semana, falámos do Youth Pass e das atividades de disseminação.

Depois de almoço tivemos a atividade da equipa Ucraniana, “Debate Time”. Aqui os participantes foram divididos em três grupos, “Júris”, “ A favor” e “Contra” e tiveram de abordar um tema pré-definido, apresentando argumentos conforme a equipa em que se inseriam. No fim do debate o júri decidia o grupo que defendeu melhor a sua posição. Uma atividade bastante simples mas que demonstra bem as dinâmicas de justiça, que nem sempre o correto prevalece mas sim a melhor argumentação e defesa.

Terminámos a semana com a atividade de despedida onde cada um pôde partilhar um pouco de si de uma forma mais íntima e artística.

Tiago Aniceto

 

"Olá, sou o Tiago, tenho 27 anos, sou apaixonado pela natureza e atividades ao ar livre. Estudei engenharia informática mas após dois anos a trabalhar na área, decidi fazer uma pausa e dar-me uma oportunidade de fazer aquilo que realmente me satisfaz. Soube do projeto “Biodiversity Iniciatives” através de uma amiga que me mostrou o evento que estava a ser divulgado pela ASPEA e candidatei-me de imediato. Este tipo de iniciativas dão-nos a oportunidade de aprendermos novas ferramentas e metodologias de trabalho de uma maneira menos formal e mais divertida. Conheci pessoas incríveis, como as suas culturas e experiências de vida. Foi uma experiência memorável e muito enriquecedora que levo na minha vida daqui em diante."