Biodiversidade: um tesouro mal guardado?

A biodiversidade é uma caraterística distintiva do planeta Terra. É impossível não admirar a variedade de formas de vida existentes, desde as microscópicas bactérias até às majestosas árvores milenares, das complexas sociedades das formigas até à beleza imponente de uma baleia azul.

O termo biodiversidade surge da contração das palavras diversidade biológica, de que é sinónimo, e foi popularizado a partir da década de 1980, por grandes vultos da Biologia, tais como Thomas Lovejoy e E.O. Wilson. A biodiversidade, geralmente referida como sendo a variedade de formas de vida no planeta Terra, é, na realidade, um conceito mais complexo e pode ser entendida em três níveis distintos: a nível genético (diversidade de genes dentro de uma espécie), a nível de espécies (diversidade de espécies existentes num determinado local) e a nível de ecossistemas (diversidade de ecossistemas existentes numa dada área geográfica).

Independentemente da perspetiva, é um facto que a biodiversidade se reveste de uma enorme importância ambiental, económica e social. É fundamental para o equilíbrio dinâmico do nosso planeta e para a manutenção de serviços dos ecossistemas, tais como a purificação do ar e da água, a polinização de culturas agrícolas, o controlo de pragas ou a regulação climática. A biodiversidade é fonte de inúmeros recursos, incluindo alimentos, medicamentos, energia e diversas matérias-primas.

Apesar da sua importância, a biodiversidade enfrenta uma série de ameaças, que incluem a destruição de habitat, a poluição, as mudanças climáticas, a introdução de espécies invasoras e a sobre-exploração de plantas e animais. De facto, a perda de biodiversidade está a ocorrer a um ritmo alarmante, sendo mesmo colocada, a par das as alterações climáticas e da poluição, no topo das principais ameaças que o planeta Terra enfrenta.

Urge, pois, reconhecer a importância da biodiversidade e agir para a proteger.

É neste sentido que, anualmente, no dia 22 de maio, se celebra o Dia Internacional da Biodiversidade. Esta efeméride foi proclamada na resolução 55/201, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de dezembro de 2000. Desde então, a data tem servido para nos lembrarmos que fazemos parte da biodiversidade e dela dependemos. E também que as nossas ações individuais e coletivas têm o poder de proteger ou prejudicar a diversidade biológica.

O tema deste ano “Do acordo à ação: reconstruir a biodiversidade” tem por base o Quadro de Biodiversidade Global de Kunming-Montreal, assinado na Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas (COP 15) de dezembro de 2022. Este documento apela à ação, estabelecendo 4 grandes objetivos para 2050, que dependem do cumprimento de 23 metas até 2030, e aponta o caminho para um mundo em que se viva em harmonia com a Natureza.

Este apelo à ação não pode ser ignorado e é por isso que, no contexto de Portugal, da Europa e da CPLP, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) tem desempenhado um papel fundamental na conservação da biodiversidade. Através de suas iniciativas, projetos e programas educacionais, a ASPEA tem trabalhado para aumentar a consciencialização sobre a importância da biodiversidade entre as comunidades locais, escolas, empresas e organizações governamentais.

Através de ações de formação e capacitação de técnicos locais, a ASPEA tem promovido a educação ambiental como uma ferramenta essencial para envolver as pessoas na conservação da biodiversidade. A associação tem organizado Congressos, Jornadas Pedagógicas, palestras, workshops e atividades práticas que permitem aos participantes aprender sobre a biodiversidade de forma interativa e inspiradora. Além disso, a ASPEA tem defendido a importância da inclusão da temática da biodiversidade nos currículos escolares, para garantir que as gerações futuras tenham uma compreensão profunda dos desafios e soluções para a preservação da biodiversidade.

A associação também tem trabalhado em parceria com outras organizações e instituições para desenvolver projetos de conservação da biodiversidade em áreas sensíveis. Esses projetos, de que são exemplos o Projeto Rios, Vamos Cuidar do Planeta!, GoGreen, FoodLab, entre muitos outros, incluem a restauração de habitat degradados, a promoção da utilização sustentável dos recursos naturais e a sensibilização das comunidades locais sobre a importância da proteção da biodiversidade.

Para garantir a biodiversidade de todos e para todos, é crucial que todos os setores da sociedade se envolvam. Governos, empresas, organizações não governamentais e indivíduos devem trabalhar em conjunto para promover práticas sustentáveis, adotar políticas de conservação e implementar ações concretas para proteger e restaurar a biodiversidade.

A biodiversidade é o grande tesouro do nosso planeta e a expressão da nossa própria existência. A sua preservação exige uma mudança de mentalidade e uma ação coletiva. Temos de reconhecer e salvaguardar o valor intrínseco da vida em todas as suas formas, pois só assim poderemos garantir um futuro sustentável e harmonioso para todas as espécies, incluindo a nossa própria.

Pedro Martins
Secretário-Geral da ASPEA