Educação Ambiental na Lusofonia - Panos de Cêra de Abelha uma ferramenta de união

panos

No dia 5 de Julho de 2023, inserido no VII Congresso Internacional de Educação Ambiental, decorreu entre duas jovens, de Moçambique e Portugal, uma reflexão sobre o uso dos Panos de Cêra de Abelha, em alternativa a produtos plásticos e descartáveis na Lusofonia.

Bela Silveira Dutra, natural da Ilha Faial, Açores (Portugal), possui licenciatura em Engenharia e Gestão do Ambiente e Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação. Em 2015, frequenta o Curso de formação pedagógica inicial de Formadores, que faculta a concretização das oficinas dos panos de cera de abelha. A oficina de pano de cera tem como objetivo principal alterar padrões de consumo de plástico através da aprendizagem de impermeabilização de tecidos de algodão. As sessões programadas já permitiram o acesso, de 145 participantes, ao pano de cera de abelha, em pequenas comunidades de Portugal. A jovem refere que, além do efeito multiplicador na mensagem ambiental transmitida, o comportamento, por mais simples que seja necessita sempre de um incentivo. Pois, a capacidade de saber fazer e a motivação são duas componentes que os participantes já têm no início da oficina.

Além do fornecimento da receita é realizada uma avaliação para acompanhamento as aprendizagens.

A avaliação do uso do pano concretiza-se através de um formulário de avaliação de satisfação (https://forms.gle/zzNFaaHAqSupbrX7A)

Os participantes têm oportunidade de frequência da oficina manifestam preocupação com a poluição, numa escala global e local.

Trata-se de um contributo pessoal da autora, sempre na esperança de mudança de comportamento e atitudes, dos participantes, nem que seja em pequenos gestos, individuais e/ou coletivos.

Lutea Magaia, natural de Maputo (Moçambique), licenciada em Engenharia Agronómica e Especializada em Educação Ambiental para Mudanças Climáticas, é a fundadora da Mentes Sustentáveis, uma empresa que trabalha na área de Educação Ambiental e criação de produtos ecológicos em Moçambique.

Estabelecendo um paralelismo entre os dois países, que cruzam os oceanos Atlântico e Índico, traz a sua perspectiva para esta discussão. Assim como Portugal, Moçambique é um país banhado pelo Oceano e rico em ecossistemas marinhos e terrestres. Desta forma, a questão da poluição por plásticos assume uma dimensão urgente, pois as comunidades costeiras e a vida marinha enfrentam ameaças crescentes devido à presença generalizada de plásticos nos ecossistemas.

No contexto moçambicano, a oficina de panos de cera de abelha ganha relevância não apenas como uma alternativa ecológica aos produtos plásticos, mas também como um impulso à mudança de atitude e à conscientização. Lutea destaca que a sensibilização para a redução do plástico precisa ser intensificada, não apenas para proteger a beleza natural do país, mas também para preservar os meios de subsistência das comunidades costeiras que dependem diretamente do ambiente marinho.

A fundadora da Mentes Sustentáveis enfatiza a importância da adoção de práticas de reaproveitamento de materiais dentro dos lares moçambicanos, ressaltando que iniciativas como estas são fundamentais para mover pessoas que irão impulsionar a mudança com pequenos gestos individuais que futuramente se poderão transformar em ações coletivas. Comunidades, organizações e indivíduos em Moçambique podem contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente, não apenas por meio da consciencialização, mas também através da implementação prática de alternativas sustentáveis, como é o caso dos panos de cera de abelha.

Lutea destaca ainda a importância de ampliar a sensibilização para a redução de plásticos e o uso de alternativas sustentáveis em Moçambique, especialmente entre as gerações mais jovens. Educar e envolver os jovens nas questões ambientais é fundamental para construir um futuro mais consciente e responsável em relação ao ambiente, visando proteger os valiosos ecossistemas costeiros e marinhos do país, enquanto inspira uma mudança de comportamento mais ampla em direção a um futuro mais sustentável.                                 

Bela Dutra | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.        

Lutea Magaia | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.