Campanha de Monitorização de Outono do Projeto Rios

Com a chegada do outono e do início do ciclo hidrológico, o Projeto Rios volta a monitorizar os rios e as ribeiras de Portugal. A Campanha de Outono é dirigida a todos os voluntários do Projeto Rios, de forma a contribuírem com a monitorização do seu troço de rio ou ribeira, vigilância e reporte dos resultados observados.

A campanha de monitorização de outono de 2023 do Projeto Rios já iniciou e decorrerá até dia 30 de novembro. Apela-se que todos os grupos façam as monitorizações dos seus troços e que submetam os dados recolhidos. Faz o download da Ficha de Campo – Projeto Rios e submete os dados recolhidos através da app Survey123. Sabe como, aqui.

O envio da informação é imprescindível para que o estado atual dos recursos ripícolas e dos cursos de água seja posteriormente analisado. A análise será divulgada aos respetivos monitores, e à sociedade em geral, para que possam contribuir para a melhoria e proteção dos ecossistemas ribeirinhos através de uma atuação integrada e adaptada.

Não te esqueças de partilhar as saídas de campo com a restante comunidade Projeto Rios através do hastag #ProjetoRios, ou através do grupo de facebook! Identifiquem o projeto nas vossas publicações para podermos ver as vossas saídas! Vamos fazer crescer esta comunidade! 

O Projeto Rios, o projeto ibérico coordenado em Portugal pela ASPEA — Associação, pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral, pretendendo promover a educação, a consciencialização e o envolvimento ativo da comunidade para a importância e valorização do ambiente através da adoção de um troço, de 500 metros de comprimento, de um rio ou ribeira. Os grupos do Projeto Rios devem realizar duas monitorizações de rio por ano, uma na primavera e uma no outono e ainda uma ação de melhoria de rio.