Vamos Cuidar do Planeta – 2º formação destinada a docentes (27 de março, às 18h)

formacao_VCP

O projeto “Vamos Cuidar do Planeta” vai realizar a segunda formação destinada a docentes, no dia 27 de março das 18h às 19h, através da plataforma Zoom.  A sessão será dedicada às “Práticas Participativas em Contexto Escolar” e será ministrada pelo Dr. José Carlos Mota (Universidade de Aveiro). 

As inscrições estão abertas a toda a comunidade docente. Caso queira fazer parte do projeto e ficar a conhecer iniciativas futuras, envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Ler mais...

XQ - THE NEWS pretende contar aos jovens europeus o porquê das notícias

XQ-thenews

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) integra um consórcio, com outras quatro entidades de Espanha e Itália, que acabam de lançar a plataforma XQ - THE NEWS. O novo meio de comunicação retoma a experiência da revista XQ e conta com o cofinanciamento da União Europeia.

Ler mais...

Um pequeno passo para o Homem, um gigante passo para o futuro: A Educação Ambiental como motor para a mudança

Vivemos numa era cada vez mais marcada pelo desequilíbrio ecossistémico. Segundo a avaliação anual do Fórum Económico Mundial, em 2020 os cinco riscos globais mais prováveis de afetarem o mundo na próxima década pertencem apenas a uma única categoria: a ambiental.

Ler mais...

Um olhar sobre o marco da Educação Ambiental: Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental – Tbilisi (outubro de 1977)

tiblisi conf

A ASPEA recorda a primeira Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental que se realizou há 46 anos em Tbilisi, de 14 a 26 de outubro de 1977, sendo considerada um dos principais marcos da Educação Ambiental de âmbito internacional. Esta conferência foi organizada a partir de uma parceria entre a UNESCO e o Programa de Ambiente das Nações Unidas (PNUMA).

Ler mais...

Campanha de Monitorização de Outono do Projeto Rios

Com a chegada do outono e do início do ciclo hidrológico, o Projeto Rios volta a monitorizar os rios e as ribeiras de Portugal. A Campanha de Outono é dirigida a todos os voluntários do Projeto Rios, de forma a contribuírem com a monitorização do seu troço de rio ou ribeira, vigilância e reporte dos resultados observados.

Ler mais...

ASPEA proporciona visita de técnicos de autarquias â Bélgica no âmbito do projeto GoGreen

O projeto GoGreen promove a partilha de conhecimentos e de modos de atuação para a transição ecológica e pretende ser uma “referência nacional e internacional” ao nível da sustentabilidade ambiental, na aplicação do Pacto Ecológico Europeu.

Ler mais...

ASPEA promove voluntariado ambiental com famílias e alunos para assinalar Dia Internacional da Limpeza Costeira

Em família ou nas escolas, dezenas de pessoas juntaram-se na recolha de lixo junto às praias para assinalar o Dia Internacional da Limpeza Costeira. As ações foram dinamizadas pela ASPEA com a Fundação Oceano Azul.

Ler mais...