Residência Artística na Quinta Ecológica da Moita

Banner Residência artística

Vários artistas plásticos, nacionais e internacionais estão, neste momento, a trabalhar na residência artística, no lugar da Quinta Ecológica da Moita – Complexo da Santa casa da Misericórdia, em Oliveirinha.

Criar uma instalação artística capaz de alertar o público em geral para a importância de reduzir o impacto ambiental sobre os nossos rios e ribeiras é o propósito do trabalho destes artistas que, desde o dia 26 de novembro, estão a trabalhar na residência artística, criada pela ASPEA e liderada por Raquel Bontempo, que no âmbito do protocolo da parceria estabelecido entre a ASPEA e a Santa da Misericórdia de Aveiro, tem lugar na Quinta Ecológica da Moita – Oliveirinha.

Daniela Alegria (pintora e artista plástica), Sergio Azeredo (arquiteto e artista plástico), Marcele Vieira (cenógrafa e artista plástica) e Mário Afonso (videoart e multimédia), com a colaboração de alguns alunos da EPA de Sever do Vouga e da sua professora Ondina Filipe, estão a trabalhar o lixo recolhido durante a «Campanha Rios em Movimento». Num primeiro momento foi feita uma contextualização do projeto, a separação do lixo existente e a construção das estruturas que servirão de base aos objectos artísticos a trabalhar, para que posteriormente se possa orientar todo o processo de criação.

Da «Campanha Rios em Movimento» resultaram vários materiais, nomeadamente: plásticos, redes, pneus, electrodomésticos (televisões e frigoríficos, por exemplo), garrafas, copos, latas, entre outros.

A instalação artística será exposta em diversos Centros de Interpretação e Educação Ambiental, com o intuito de se debater o tema dos resíduos e dos riscos ambientais de forma interativa e apelativa em ações de Educação e Comunicação Ambiental.

Esta iniciativa conta com o apoio do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso ”Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020.

Até ao dia 14 de dezembro, poderá juntar-se a nós e ajudar na construção, daquela que será a primeira instalação artística de ambiente em Aveiro. Para isso só precisa de nos contactar através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico: 915 660 022.