As trutas, os moluscos e a impotência: histórias das Jornadas
O segundo dia das XXIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental começou antes mesmo do nascer do sol, para alguns dos participantes mais aventureiros que embarcaram num percurso de interpretação e fotografia de natureza nas Penhas Douradas. Os restantes puderam escolher entre quatro dinâmicas diferentes: Biodiversidade da Manta Morta; O Mural do Clima; Visita de Campo do Projeto Rios; e Viveiro de Trutas. Algumas jovens da AJN participaram nas atividades e partilharam a sua experiência.
Fomos explorar a Serra da Estrela
Como já é habitual nas 29 edições das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, muitas das atividades realizadas têm como objetivo promover o contacto com a natureza, a biodiversidade e a cultura local. Sendo Manteigas o local escolhido, as portas do auditório abriram-se, literalmente, para a imensa paisagem da Serra da Estrela, marcando o passo para as atividades do primeiro dia do evento.
"Vemos, ouvimos e lemos. Não podemos ignorar." - Começaram as XXIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental
A 29º edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, decorre este fim de semana, de 14 a 16 de abril, em Manteigas. Na sessão de abertura, foi evidenciado o papel que a Educação Ambiental pode desempenhar na gestão do património natural e rural (e seu restauro), no cumprimento dos objetivos europeus e na prevenção de riscos ambientais. Joaquim Ramos Pinto, enalteceu a importância de um envolvimento coletivo, principalmente jovens, e o voluntariado, assim como a importância do trabalho de campo prático.
Manteigas será o palco das XXIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental
As Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental têm por objetivo promover práticas sustentáveis, compartilhar o conhecimento entre os participantes e promover a reflexão, a discussão e a tomada de decisão, no que se refere às ações pedagógicas sobre causas de alterações climáticas, proteção da biodiversidade e proteção do território e da paisagem.