Congressos

Congresso em Portugal – Benavente

A Conferência Ibérica de jovens do projeto LIFE+ INVASAQUA reuniu, em Benavente, alunos e professores de Portugal e Espanha, num fim-de-semana onde as Espécies Invasoras Aquáticas foram o tema central.

De 25 a 27 de junho de 2021 cinquenta alunos e doze professores participaram na Primeira Conferência Ibérica, organizada no âmbito do projeto LIFE+ INVASAQUA, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com a Câmara Municipal de Benavente.

Este evento, com uma duração de três dias, teve como objetivo reunir alunos e professores envolvidos no projeto, num espaço de promoção da partilha de ideias e da criatividade, permitindo aos jovens, não só apresentar os trabalhos desenvolvidos, bem como aprofundar a temática das Espécies Invasoras Aquáticas, de formas criativas e inovadoras, aliando a componente artística à Educação Ambiental.

O Cineteatro e a Vila de Benavente foram o palco desta Conferência composta por sessões de apresentação do projeto, exposição e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas participantes, workshops criativos de dança, ilustração científica, Vídeo e Fotografia, Teatro/Marionetes e Música, bem como um passeio à beira-rio entre o Parque Ribeirinho e Cama

 

Congresso em Espanha – Galiza

Com o objetivo de dar continuidade ao destaque das Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas, realizou-se a II Conferência Ibérica de Jovens do projeto “LIFE+ INVASAQUA”. Esta iniciativa reuniu, em Allariz, Ourense, na Galiza, alunos e professores de Portugal e de Espanha. O intuito? Promover a partilha de ideias e a criatividade permitindo aos jovens, não só apresentar os trabalhos desenvolvidos, mas também aprofundar a temática das Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas, de forma criativa e inovadora. Uma conferência organizada pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental em parceria com a ADEGA – Associação para a Defesa Ecológica de Galiza.

No evento, estiveram presentes 43 alunos portugueses, do 3.º ciclo, acompanhados por 10 professores portugueses, 15 alunos e 3 professores espanhóis. Ao longo dos três dias, foram desenvolvidas atividades muito diversificadas: pesca elétrica, identificação de espécies exótica invasoras, assim como de árvores e plantas e atividades do Projeto Rios.

A pesca elétrica consistiu na captura de espécies de peixes através de descargas elétricas no rio. O objetivo foi a observação e biometria dos animais capturados. Através de um passeio pela propriedade REXO foram identificadas e inventariadas espécies de flora exótica invasora, permitindo, assim, a identificação de Espécies Exóticas Invasoras.

Já as atividades do Projeto Rios consistiram na avaliação da qualidade ecológica do troço de um rio através da utilização de bioindicadores e foram, ainda, realizadas caminhadas ao longo da propriedade de REXO que permitiu identificar e inventariar espécies de vegetação, como árvores e plantas.

Para além destas atividades, o evento teve como finalidade a preparação de uma comunicação dos problemas ambientais produzidos pelas Espécies Exóticas Invasoras, por parte dos alunos. Desta forma, cada grupo elaborou um pequeno trabalho que foi exibido aos restantes participantes da conferência. Todos os grupos prepararam uma breve comunicação de cinco a sete minutos demonstrandono trabalho realizado no âmbito do projeto “LIFE+ INVASAQUA”. Foram preparados outros materiais como: cartazes, podcast, iconográficos e um vídeo, todos os materiais foram exibidos no local da conferência.

Um excelente projeto que visa contribuir para a redução dos impactos negativos das Espécies Exóticas Invasoras na biodiversidade através do aumento da sensibilização do público, da formação nos setores envolvidos e da criação de ferramentas para um sistema eficiente de gestão do seu impacto em ecossistemas de água doce e estuarinos.

 

www.lifeinvasaqua.com

@LifeInvasaqua