World Rivers Day no Município de Benavente

voluntariado_ambiental_Benavente

A ASPEA, em parceria com a Câmara Municipal de Benavente, no âmbito da celebração mundial World Rivers Day e do projeto LIFE INVASAQUA, organizou um evento dedicado aos rios no dia 29 de Setembro, no Parque Ribeirinho de Benavente.

Este evento, o Dia Mundial dos Rios, teve uma grande adesão, com a participação de cerca de 60 pessoas, vindas de vários locais. Num belo dia de sol, foram realizadas várias atividades junto ao rio Sorraia.

O dia começou com uma receção aos participantes e uma ação de voluntariado ambiental, que consistiu na remoção do jacinto-de-água (Eichhornia crassipes) das margens do rio Sorraia e na limpeza de lixo das margens do rio. A experiência foi intensa mas revigorante, pois todos contactaram diretamente com o rio e com o jacinto-de-água, planta aquática exótica invasora, participando ativamente na sua remoção.

O jacinto-de-água, com origem na América do Sul, foi introduzido pelo homem em Portugal e está a causar efeitos negativos nos ecossistemas de água doce e estuarinos de todo o país, pois cresce muito rápido e provoca a obstrução dos rios, cobrindo totalmente a sua superfície e diminuindo o fluxo e a qualidade da água, o que prejudica os outros organismos aquáticos, que ficam sem luz e oxigénio. Este problema, ambiental e económico, pois afeta também a pesca e a captação de água para a agricultura, já tem algum tempo, mas as entidades responsáveis nem sempre priorizam esforços para o combater. Assim, a sensibilização das pessoas para este problema é fundamental para começar a efetuar o controlo da planta.

Nesta atividade, foi efetuado um controlo físico, muito simples. Foi uma manhã inteira que os voluntários passaram a retirar o jacinto-de-água do rio e a transportá-lo para terra, formando uma linha de montagem em que todos tiveram o seu papel e colaboraram, até mesmo em canoas. Formou-se um grande monte de jacinto-de-água no exterior que ficou a secar ao sol. Crianças, pessoas com necessidades especiais, adultos de várias profissões, juntaram-se por uma causa e colaboraram ativamente para a sua concretização. Também foram apanhando lixo que estava nas margens, o qual foi colocado em sacos e encaminhado para a Câmara Municipal de Benavente tratar.

Após esta ação de voluntariado ambiental, todos puderam descansar num piquenique “zero resíduos”. Este piquenique permitiu sensibilizar as pessoas para a boa gestão dos resíduos. Os participantes fizeram um esforço para produzir o menor número possível de resíduos, através da utilização de materiais reutilizáveis. Depois do almoço, formou-se uma roda de conversa e de reflexão sobre a atividade desenvolvida de manhã que contou com a intervenção de um dos representantes do movimento Juntos pelo Sorraia, presente durante todo o dia. Foi muito interessante e permitiu às pessoas saber mais sobre o rio Sorraia, mas também sobre outras problemáticas relacionadas com os rios atualmente.

Foi ainda realizada uma caminhada pela zona adjacente ao rio Sorraia que permitiu aos participantes explorar a biodiversidade e interpretar o ambiente envolvente. Foi um percurso agradável e onde também foram recolhidas algumas canas para a atividade seguinte, que consistiu numa oficina de reutilização criativa de canas. A cana (com o nome científico Arundo donax) é uma espécie exótica invasora em Portugal, mas que pode ser utilizada para fazer objetos como espanta-espíritos, hotéis de insetos e flautas. Com ferramentas e outros adereços, foi possível realizar esta oficina descontraída. Pais e filhos, jovens e adultos curiosos, puseram mãos à obra e conseguiram produzir objetos criativos e trabalhar as canas. O dia terminou assim, com as pessoas de coração cheio.

O Dia Mundial dos Rios foi um sucesso, teve muita participação e foi um passo em frente para sensibilizar as pessoas a cuidar dos rios. A ASPEA agradece a todos a dedicação e o empenho.