Desafios virtuais em tempo de pandemia

Desafios_LI

Entre as atividades previstas para as escolas participantes no projeto LIFE INVASAQUA, estava agendada a I Conferência Internacional LIFE INVASAQUA, para maio de 2020. Nesta conferência iriam participar jovens das escolas do projeto em Portugal e em Espanha. No entanto, à luz dos novos acontecimentos decorrentes da Covid-19, a conferência foi adiada para maio de 2021 e a ASPEA lançou dois desafios virtuais aos alunos das escolas parceiras do projeto, em Portugal. Cada escola teve a opção de participar em pelo menos um dos desafios, os quais foram lançados em abril e com prazo final até junho de 2020.

O primeiro desafio foi no âmbito do World Fish Migration Day. O Dia Mundial dos Peixes Migradores, cuja celebração internacional aconteceu no dia 16 de maio, tem como objetivo a sensibilização para os rios e os peixes migradores. Neste dia, organizações de todo o mundo coordenam o seu próprio evento em torno do tema comum: Conexão de peixes, rios e pessoas. No âmbito do Projeto LIFE INVASAQUA, a ASPEA desafiou os participantes do projeto e as pessoas que tivessem interesse, a conhecer esta iniciativa e participar num concurso internacional de desenho. Para isso, propôs a resposta ao desafio em 3 passos:

Desafio_LI_1

O concurso internacional decorreu até 30 de abril de 2020 mas, caso os alunos não tivessem possibilidade de participar, a ASPEA disponibilizou uma plataforma padlet para que colocassem os seus desenhos (fotografados ou digitalizados). Vários alunos responderam ao desafio com desenhos surpreendentes.

O segundo desafio aos participantes do projeto e pessoas que tivessem interesse, foi Comunicamos com memes. O desafio está explicado na imagem seguinte:

Desafio_LI_2

O vídeo que contextualiza este desafio pode ser visualizado aqui. Os memes foram colocados na seguinte plataforma padlet.

www.lifeinvasaqua.com

@LifeInvasaqua