A ASPEA celebra o Dia Mundial dos Rios em Braga

Dia Mundial dos Rios

No dia 27 de setembro foi Dia Mundial dos Rios (World Rivers Day), uma efeméride que visa destacar os valores dos rios, aumentar a consciência pública e melhorar a gestão dos rios em todo o mundo. A ASPEA celebrou este dia através de uma atividade conjunta com a Câmara Municipal de Braga, integrada na Semana do Clima 2020 deste município.

Esta atividade, que decorreu entre as 10h00 e as 12h00, consistiu numa ação de controlo de plantas aquáticas invasoras nas margens do rio Cávado, tendo como ponto de encontro o Espaço de Lazer da Ponte do Bico, em Palmeira. A principal planta aquática removida nesta ação foi a pinheirinha-de-água (Myriophyllum aquaticum), que tem origem na América do Sul e que é utilizada como planta ornamental em aquariofilia. Esta planta tem invadido linhas de água doce, incluindo o rio Cávado, dispersando-se de forma vegetativa, por fragmentação dos caules.

Ao promover o controlo desta planta aquática invasora, entre outras, a atividade contribuiu para a melhoria do rio Cávado, mesmo em pequena escala, no âmbito do Dia Mundial dos Rios. Na ação de controlo participaram 9 pessoas, de ONGs, administração e sociedade civil. Esta atividade esteve enquadrada no projeto LIFE INVASAQUA.

Dia Mundial dos Rios

 

www.lifeinvasaqua.com

@LifeInvasaqua