ASPEA lança o projeto “MAPeAR - Mapeamento Ambiental Colaborativo da Qualidade do Ar e Ruído” de âmbito Nacional

MAPeAR_FA

O projeto MAPeAR - Mapeamento Ambiental Colaborativo da Qualidade do Ar e Ruído é financiado pelo Fundo Ambiental - linha Saúde de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis - e tem como objetivo é a promoção da literacia socioambiental, na comunidade escolar, sobre os impactos do ruído e da poluição do ar nos metabolismos urbano e humano, cuja mitigação e eliminação estão diretamente associados aos ODS «3. Saúde de qualidade» e «11. Cidades e comunidades sustentáveis».

As atividades de Educação Ambiental do projeto serão realizadas a partir de uma capacitação de professores e estudantes em escolas do 3º ciclo do ensino básico e secundário, inseridas nas regiões com núcleos da ASPEA (Aveiro, Braga, Bragança, Lisboa, Viseu, Açores), nas temáticas qualidade de ar e ruído.

Segundo o vice-coordenador, Vasco Neves, “o projeto fará uso de tecnologias open source de monitorização de concentrações de gases, partículas e ruído na imediação das escolas e em pontos estratégicos das localidades, nomeadamente no centro das cidades, nos percursos pendulares de casa para a escola e nos parques e zonas verdes da cidade”.

Os dados recolhidos, tanto através das campanhas de monitorização, como a partir de técnicas de cartografia colaborativa, irão alimentar uma plataforma online interativa com ferramentas como geovisualizador, dashboards e storymaps, que permitirá diagnosticar, analisar e disseminar os resultados, contribuindo para a construção da literacia socioambiental tanto dos formadores e professores como dos estudantes, familiares, e organizações que estarão envolvidas neste projeto. Partindo dos resultados obtidos, um manual sobre qualidade do ar e ruído será elaborado, que estará disponível no micro-site do projeto, dentro da página web da ASPEA.

No final do mês de Novembro, será organizado um Seminário Nacional de Jovens, no qual serão apresentados os resultados do mesmo, a partir da apresentação de trabalhos realizados pelos alunos e professores. Será também elaborado um documento de propostas de políticas públicas com recomendações e medidas, direcionadas aos órgãos do Poder Local e Central, com base nos resultados e estudos elaborados pela comunidade educativa sobre a gestão ambiental da qualidade do ar e ruído, que será divulgado através dos meios de comunicação social e entregue aos decisores políticos e respectivas organizações.

Logos_MAPeAR_FA