Participação do Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos no projeto Mapear

MAPeAR_AEPRS

Foi com agrado que a ASPEA recebeu a adesão do Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos (AEPRS) ao projeto Mapear, a convite da ASPEA em setembro deste ano. A professora responsável pelo projeto na escola, Sandra Costa, de Geografia, identificou que a temática do projeto Mapear se enquadra nas aprendizagens essenciais da disciplina de Geografia A do Ensino Secundário e nos objetivos do Plano Diretor Municipal (PDM) da autarquia de Vila Franca de Xira.

Nestes dois meses de projeto na escola, as/os professoras/es receberam formação e os/as alunos/as aprenderam como utilizar os equipamentos de medição da qualidade do ar e do ruído. Realizaram um trabalho consistente e dedicado de monitorização, ao irem todas as semanas fazer o percurso de monitorização de qualidade do ar e do ruído, em pequenos grupos. Este percurso foi definido em conjunto pelas/os professoras/es que participaram na formação, englobando 6 pontos de amostragem.

A participação no projeto Mapear, apesar dos naturais contratempos decorrentes do curto prazo do projeto e da situação pandémica atual, foi possível e concretizada. Os/as alunos/as gostaram da experiência e também participaram na comunicação do projeto, através da criação de uma página de Instagram. O projeto foi também comunicado no site do AEPRS.

A maioria das/os professoras/es que tornaram o projeto possível na escola pertencem ao NEAS - Núcleo de Ecologia, Ambiente e Sustentabilidade do Agrupamento, um projeto de complemento curricular que constitui uma estrutura de articulação da ação de diversos projetos e atividades no AEPRS. Assim, o projeto Mapear é um dos projetos em que o NEAS está envolvido. Os professores de informática também tiveram um papel fundamental na concretização do projeto, ao tornarem possível a ligação à Internet do tubo fixo de monitorização de partículas. Está prevista a continuação da monitorização da qualidade do ar e do ruído pelo AEPRS, dentro das suas possibilidades. 

MAPeAR_AEPRS

Logos_MAPeAR_FA