ASPEA promove ação de voluntariado ambiental no Dia da Terra

Categoria: Noticias Criado em quarta, 20 abril 2016, 14:29

dia da terra

ASPEA PROMOVE AÇÃO DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL NO DIA DA TERRA
Próximo Dia Mundial da Terra 22 de Abril de 2016 (Sexta-feira)
Todos os anos, a 22 de abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.
A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.
Todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades.
O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja.
 
Desta forma e agradecendo a todos os voluntários que se foram inscrevendo na Quinta Ecológica da Moita (QEM), escolhemos este dia para um convívio associado a atividades de voluntariado na Quinta Ecológica da Moita, Aveiro, uma parceria entre a ASPEA e a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro.
 
As atividades de voluntariado estão distribuídas por equipas, com inscrição prévia:
Atividade/Equipa 1: Manutenção de charcos
Atividade/Equipa 2: Poda seletiva de heras
Atividade/Equipa 3: Intervenções de drenagem de solos
Atividade/Equipa 4: Preparação de canteiros na Horta Pedagógica
Atividade/Equipa 5: Preparação de estacas e replantação de árvores
Atividade/Equipa 6: Construção de passadiços e sinalética e outros
Atividade/Equipa 7: Manutenção de trilhos e áreas de mata
 
Neste dia iniciaremos as atividades às 14h30. Das 14h30 às 18h30 faremos uma passagem por todas as atividades, de forma a contextualizar o projeto da QEM e Voluntariado e assim cada pessoa pode comparecer de acordo com a sua disponibilidade de horário.
O trabalho voluntário representa hoje um dos instrumentos básicos e determinantes da participação da sociedade civil nos mais diversos domínios de actividade, é um exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária e num conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada. É feito por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
O voluntário, o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
O voluntariado obedece aos princípios da solidariedade, da participação, da cooperação, da complementaridade, da gratuitidade, da responsabilidade e da convergência.
Este convite estende-se a todos os voluntários, e equipa das hortas. A Horta Comunitária terá inicio com grupo de voluntários que contribuam mensalmente com 10 horas de trabalho voluntário.
Neste grande dia lançamos também o convite para convívio, onde no final dos trabalhos possamos reunir e partilhar sabores e atores de forma descontraída. 
Aguardamos a sua confirmação. Esperando contar com sua presença neste e nos futuros campos de trabalho.