Quinta Ecológica da Moita recebe 14 voluntários em Campo de Trabalho Internacional

Categoria: Noticias Criado em terça, 19 julho 2016, 16:48

IMG 8107

A Quinta Ecológica da Moita, uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro (SCMA) e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), recebe entre os dias 17 e 31 de julho 14 jovens, com formação em arquitetura e engenharia, oriundos de 3 países europeus: Itália, Alemanha e França, para apoio em atividades de voluntariado ambiental.

As atividades previstas neste campo de trabalho internacional ajudarão a preparar espaços da Quinta Ecológica da Moita, com vista à dinamização de atividades de Educação Ambiental, contemplado os seguintes objetivos:
• Contribuir para a limpeza e manutenção de espaços da mata e Quinta Ecológica da Moita
• Criar mobiliário de apoio a atividades em espaços interiores e exteriores
• Melhorar acessibilidades através de limpeza e criação de valas de drenagem e calcetamento de caminhos
• Reconstruir equipamentos e materiais
• Apoiar a manutenção da horta pedagógica e das hortas familiares, comunitárias e do complexo da SCMA
• Contribuir para o arranjo paisagístico de zonas de lazer envolventes ao centro de Educação Ambiental e de todo o complexo da SCMA
• Promover o diálogo e a cooperação internacional entre jovens europeus.
• Proporcionar a troca de experiências e projetos de Educação Ambiental e desenvolvimento rural.

As principais atividades neste primeiro Campo de Trabalho Internacional passam pela melhoria e manutenção do sistema de drenagem de água (tendo em conta estudo de permacultura tendo em conta as funções do espaço), limpeza e vigilância da área florestal (cerca de 17 ha), criação de equipamentos e mobiliário de apoio a atividades em espaços interiores e exteriores, melhorar acessibilidades através de limpeza e criação de valas de drenagem e calcetamento de caminhos, manutenção das hortas mandala/pedagógica, das hortas familiares, horta comunitária, bem como apoio nos jardins e hortas do complexo da SCMA, e arranjo paisagístico de zonas de lazer da Quinta Ecológica da Moita.
Os voluntários têm disponível uma área de campismo criado para os receber, com tendas, piscina ecológica, área de lazer, duches e casas de banho coletivos.
A organização proporcionará, ao grupo de jovens voluntários, atividades de tempos livres e lazer para conhecimento da região e interação com a comunidade, nomeadamente com visitas à cidade de Aveiro, praias de S. Jacinto, Barra e Costa Nova, assim como a participação em eventos culturais.
Todas as pessoas que gostem de fazer parte deste movimento, promovendo o diálogo e a cooperação internacional para a promoção da Educação Ambiental e a troca de experiências e projectos de desenvolvimento rural. Poderão participar através da manifestação de interesse para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para mais informações contactar:
Joaquim Ramos Pinto, pela ASPEA - 916635638
Bernardo Conde, pela SCMA - 919633178