Planta Bosques

O projeto PLANTABOSQUES Portugal resulta de uma parceria ibéria entre a Asociación para la Defensa de la Naturaleza y los Recursos de Extremadura (ADENEX) e a ASPEA, contando já com uma década de trabalho de parceria em ações de intervenção na defesa e recuperação de florestas, com mais de 200.000 árvores plantadas por voluntários e jovens estudantes portugueses e espanhóis.

Na sequência dos terríveis incêndios que devastaram o país, em particular a região centro, a associação ADENEX reforçou o seu apoio ao projeto PLANTABOSQUES Portugal através da oferta de 8.000 árvores de espécies autóctones para reflorestação de duas áreas na região de Viseu, e cujas ações decorrerão no dia 3 de março, com a participação de voluntários e comunidade em geral, em Santiago de Besteiros, Tondela, no dia 16 de março, com a participação de alunos das escolas da região centro e no dia 17 de março, com voluntários e comunidade em geral, na Senhora da Ribeira, Santa Comba Dão. Este é um projeto de continuidade, decorrendo, pelo 4º ano consecutivo, no distrito de Viseu para ajudar a recuperar áreas devastadas por incêndios. Cada uma das ações contará com a presença de cerca de 150 a 200 participantes, sendo que nos dias 3 e 17 incluirão um grupo de 50 voluntários vindos de Espanha, através da associação ADENEX.

Estas três ações contarão, também, para além da plantação de árvores de espécies autóctones, com a limpeza e estabilização de emergência de terrenos atingidos por incêndios. O trabalho será realizado em terrenos pertencentes às respetivas juntas de freguesia, sendo que em Santiago de Besteiros é um terreno adotado pela ASPEA no âmbito do projeto “Padrinhos da Floresta” promovido pela Câmara Municipal de Tondela.

Consideramos que os acontecimentos de 2017 não podem ser esquecidos, sendo que as pessoas e as florestas vão continuar a precisar, por muito tempo, de apoio e de ações que ajudem à recuperação das áreas afetadas pelos incêndios sendo que a ASPEA, através da sua ação no campo da Educação Ambiental, e através do projeto PLATABOSQUES, tem estado atenta e tem respondido, dentro das suas possibilidades aos desafios resultantes das mensagens do Exmº Sr. Presidente da República e das propostas de ações que o Governo tem apresentado.

PARTICIPE no programa de voluntariado ambiental no âmbito da campanha PLANTABOSQUES!

Para a ação do dia 3 de março inscreva-se AQUI.

PLANTA BOSQUES site