Participação no Programa ERASMUS+ KA1 for Youth Workers

Categoria: Noticias Criado em terça, 20 outubro 2015, 14:58

img

Entre 04 e 10 de Outubro do corrente ano na Roménia, mais precisamente em Vatra-Moldovitei, participei na qualidade de colaboradora voluntária da ASPEA, no projeto “Report Form – KA1 – Learning Mobility of Youth Workers, cujo tema abordado foi o seguinte:
RESET ADOLESCENCE FOR SUCCESS!

 

Ref. Number: 2015 – 2 – RO 01 – KA 105 – 015489

Os objetivos principais preconizados para esta ação foram os seguintes:
- adquirir conhecimentos sobre os problemas da adolescência e seus factores de risco;
- criar estratégias originais de trabalho com adolescentes, com o fim de minorar os factores de risco;
- testar essas estratégias, consistindo em alternativas benéficas às atitudes/comportamentos de risco.
Como forma de atingir os objetivos supracitados, foram adoptadas estratégias diversificadas de trabalho, tais como: aplicação de métodos autobiográficos, “role-play”, “learning-café”, “brainstorming exercises”.
No decorrer dos trabalhos houve alguns momentos de pausa, onde tivemos oportunidade de visitar os mosteiros de Bucovina, o museu da Madeira e ainda escalar um pouco da montanha que se visualizava do local onde estavamos alojados.
Tivemos uma noite intercultural, onde os trinta participantes trocaram recordações oriundas dos seus países, sendo eles: Polónia, Croácia, Eslóvaquia, República Checa, Macedónia, U.K., Roménia e Portugal.
Neste contexto, a realização destes Programas Erasmus+, possibilita a troca e a partilha alargada de experiências diversas, construídas em torno de pertenças múltiplas e dinâmicas.
Estas ações são preciosidades a não perder quer por quem as recebe, quer pela oportunidade, através da vivência com outros parceiros, de conhecermos novos recursos e métodos a adoptar em casos problemáticos com adolescentes.

Gertrudes Contreiras
19 outubro 2015