Jornadas Art'Ambiente

As Jornadas Art’Ambiente pretendem constituir uma base importante de trabalho multidisciplinar, onde se procura promover práticas de educação ambiental para a sustentabilidade, através das diferentes expressões criativas.

As atividades destas Jornadas são desenvolvidas a partir da criatividade, enquanto elemento multidisciplinar, e das diversas formas de expressão na área das artes visuais, da pintura, da escultura, da ciência e da paisagem.

Procura-se potenciar a educação global, entendida como desenvolvimento individual e colectivo de inteligências, destrezas e valores culturais, com utilização interdisciplinar das artes e da sua articulação com outros campos como a Educação para a Cidadania, a Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, a Educação para os Valores, a Educação para a Paz, Educação do Consumidor, etc.

Também importante é a dimensão ambiental, a da redução no consumo de recursos, da reutilização de resíduos, desde o papel ao plástico, para além dos resíduos naturais, constituindo-se como excelentes recursos pedagógicos para o fomento de atitudes de poupança, de preocupação com o ambiente e a assunção de estilos de vida individuais e colectivos mais responsáveis.

As IX Jornadas Art'Ambiente serão realizadas em parceria com o Município das Lajes das Flores, Açores, durante os dias 4 e 5 de novembro de 2023. Este evento irá explorar um conjunto de oficinas circulares que pretendem constituir uma base importante de trabalho multidisciplinar, onde se procura promover práticas de educação ambiental para a sustentabilidade, através das diferentes expressões criativas.

O concelho mais ocidental da Europa estará de braços abertos para receber todos os interessados na temática e disfrutar das paisagens da ilha.
Espreite o programa, sujeito a alterações, e garanta a sua pré inscrição, gratuita, no seguinte link.

 

Sabia mais sobre as últimas edições das Jornadas Art'Ambiente, clicando nas imagens: 

 

VIII_JAA
8ª edição
Casa Museu Cunha da Silveira - Velas, S.Jorge - Açores
2021
VII_JAA
7ª edição
Praia da Vitória, Terceira - Açores
setembro de 2019
 
VI_JAA
6ª edição
Termas de S.Pedro do Sul
outubro de 2018
V_JAA
5ª edição
Faial - Açores
outubro de 2015
 
IV_JAA
4ª edição
Centro de Interpretação da Serra da Estrela - Seia
outubro de 2014
III_JAA
3ª edição
Parque Biológico de Gaia
outubro de 2012
 
II_JAA
2ª edição
FÁBRICA Centro Ciência Viva de Aveiro
novembro de 2011
I_JAA
1ª edição
Parque Natural da Serra de S.Mamede
setembro de 2010