Projeto BlueNIGHTs

BlueNIGHTs Project

O projeto BlueNIGHTs resulta de uma candidatura ao programa Horizon-MSCA-2022-citizens-01 promovido pela Comissão Europeia, e tem uma subvenção de 622 834.26€, para o período de 2022-2024. Este projeto tem como principal objetivo apresentar ao público em geral, na Europa, as muitas faces e facetas das pessoas que trabalham em investigação na área das ciências marinhas, na Europa.

Para tal, serão organizados vários eventos em simultâneo, ligados entre si, que assinalam a Noites dos Investigadores Azuis da UE, para demonstrar que o oceano pode ser uma fonte de inspiração, um objeto de interesse/estudo e um campo de investigação para pessoas com origens, hobbies e paixões muito diferentes, incluindo ciência, história, tecnologia, sociologia, pedagogia, economia, arte, etc.

Outro objetivo fundamental do BlueNIGHTs é promover a consciencialização relativamente à importância da Investigação e Inovação, especialmente junto de crianças, alunos, estudantes e jovens adultos. Ao compartilhar exemplos concretos e depoimentos de investigadores, dá-se a conhecer o papel da investigação e da ciência na resposta aos desafios oceânicos, o que poderá representar oportunidades estimulantes e empoderadoras para a vida futura destas crianças e jovens.

Este projeto conta com 10 parceiros de 6 países diferentes. São eles: Consiglio Nazionale delle Ricerche (Itália), ACTEON SARL (França), Suomen Ymparistokeskus (Finlândia), Institutul National de Cercetare-Dezvoltare Delta Dunarii (Roménia), Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Portugal), Universidade de Aveiro (Portugal), Universita ta Malta (Malta), HOLO3 (França), Societe D'Exploitation du Centre National de la Mer (França) e Distretto veneziano della ricerca e dell'innovazione (Itália).

Os parceiros já iniciaram os trabalhados e, durante os dois anos que o projeto durará, irão ser dinamizadas atividades bastante interessantes e dinâmicas para todos!

www.bluenights.eu

@bluenights