situs togel resmi

Intercâmbio de jovens em Viseu – Quinta da Cruz

Durante uma semana, a ASPEA acolheu jovens de Portugal, Espanha, Tunísia e Albânia, numa iniciativa de troca de experiências sobre pegada ecológica dos alimentos e desperdício alimentar, realizada no âmbito do projeto Erasmus+, FoodLab - From the Ground to the Plate. O encontro decorreu na Quinta da Cruz em parceria com o Município de Viseu, e contou com o apoio da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), da Refood Viseu, do Restaurante Flora e da Universidade de Aveiro.

Após uma breve visita aos jardins e museu de arte contemporânea da Quinta da Cruz, iniciámos o plano de atividades começando por desafiar os jovens a refletir sobre a composição nutricional das suas dietas. Munidos de um prato, cada grupo foi desafiado a elaborar um prato fictício que representasse uma refeição caraterística das suas regiões, utilizando os elementos naturais dos jardins da Quinta da Cruz. Questões de reflexão- As ementas apresentadas estão de acordo com as recomendações da roda dos alimentos? Que ajustes devemos fazer de modo a melhorarmos a composição nutricional das nossas dietas e a nossa saúde? A origem dos alimentos e os seus métodos de cultivo também fizeram parte do debate e para testá-lo lançamos o "strawberry challenge".

Abordámos, numa fase seguinte, o impacto ambiental dos alimentos que escolhemos e as grandes diferenças de pegada ecológica entre os alimentos de origem animal e os de origem vegetal. Exemplificámos o caso da pegada ecológica da alimentação em Portugal, a maior de toda a região mediterrânica, e os desafios que a comunidade portuguesa enfrenta bem como os de todos os outros países representados

Demos a conhecer as hortas comunitárias da Quinta da Cruz, e entre elas a horta comunitária do projeto FoodLab "Garden Lab- talhão 14", uma das hortas do projeto em Portugal. Explicámos os métodos de cultivo utilizados e alguns aspetos relativos à manutenção desta horta. Os jovens tiveram a oportunidade de aplicar algumas técnicas de cava, de instalar um hotel de insetos e de plantar algumas plantas ornamentais em redor dos canteiros.

Na Escola Superior Agrária de Viseu conhecemos as áreas de estudo e de investigação que estão a ser desenvolvidas nesta entidade universitária ao nível da produção alimentar – visitámos as suas explorações vitivinícolas, hortícolas, as áreas de produção de mel e o seu projeto piloto de produção de mel de cardo e os projetos de criação animal. Tivemos também a oportunidade de explorar um workshop de cozinha de baixo impacto ambiental e desperdício zero com o apoio do Restaurante Flora, adaptado às dietas tradicionais de cada um dos países representados. As propostas apresentadas por cada um dos grupos foram muito apreciadas por todos os participantes e cumpriram o desafio de redução do consumo de carne e de peixe pretendido. 

Os ajustes alimentares que fomos promovendo também tiveram em consideração as emoções inerentes à comida, o seu ato social e a forma como devemos saborear e relacionarmo-nos com a comida. Numa oficina vivencial em colaboração com a Universidade de Aveiro, desafiámos os jovens a expressarem as suas memórias e sentimentos associados à comida através da construção de esculturas com massa de pizza e a refletirem sobre os comportamentos alimentares.

Nos últimos dias incidimos o foco ao nível do desperdício alimentar e testemunhámos o que está a ser feito em Viseu dando a conhecer o movimento Refood. Observámos o trabalho dos voluntários e percebemos o grande contributo desde movimento internacional ao nível dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desafiados pela Refood os jovens ajudaram a preparar os cabazes do dia com os excedentes de comida dos restaurantes, cafés e mercados envolventes, na certeza de que, para além de termos ajudado as pessoas daquela região que não têm fácil acesso à comida, estávamos também a contribuir para o bem-estar e para a saúde do planeta.

Momentos interculturais de partilha de tradições entre os jovens, um peddy-paper pela cidade de Viseu e uma visita ao moinho da tia Micas em Vildemoinhos também marcaram presença neste programa. 

situs togel online judi bola terpercaya situs togel 4d jarisakti138 spinbet138 mekar77 spinbet138 alternatif login jarisakti138 mekar77 login bandar togel toto agen toto togel situs toto togel 4d toto 4d togel terpercaya situs togel slot pasti dibayar menang slot dibayar slot jamin dibayar bandar toto togel menang pasti dibayar abutogel daftar slot gacor