Meet Your Forest - New uses and innovative management of forest

Meet Your Forest Project

Meet Your Forest - New uses and innovative management of forest é um projeto europeu cofinanciado pelo programa ERASMUS+, inserido no sector KA220 – Parcerias Estratégicas, que visa capacitar o público adulto, em particular os proprietários florestais e as entidades ligadas à floresta, para um esforço de revalorização ambiental e de lazer das florestas e para a modernização tecnológica do respetivo setor. O projeto tem duração de dois anos, com início em novembro de 2021 e término em outubro de 2023.

A parceria estabelece-se entre organizações com competências tecnológicas, experimentais e educativas, que se fazem representar pelo Município de Salceda de Caselas (Galiza-Espanha); pela Atin Services (Galiza-Espanha), uma empresa perita em assessoria, tecnologia e investigação; pela Universidade de Vigo; pela Escola Superior de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Noruega; pela Universidade de Ciências Aplicadas da Finlândia; e pela ASPEA.

Como resultados do projeto está previsto a elaboração de um guia digital sobre as boas práticas de gestão florestal em curso em cada país do consórcio e sobre os usos inovadores, medidas de valorização e de gestão das florestas adaptados aos novos desafios. Está também contemplada a criação de uma plataforma online com todos os recursos pedagógicos desenvolvidos ao longo do projeto – galeria de fotos e vídeos, newsletter, notícias, atividades, um mapa georreferenciado e o guia digital.

As atividades a desenvolver - cursos, workshops e ações de campo - têm por base a implementação das boas práticas de gestão florestal resultantes do projeto. Na fase final, serão organizados eventos de disseminação dos resultados obtidos, com conferências diversas sobre o tema e um workshop de exploração do e-book e de como tirar o melhor proveito da informação nele contida.

O projeto Meet Your Forest é co-financiado pelo programa Erasmus+, o instrumento financeiro da Comissão Europeia para a Educação e Formação, com uma subvenção de 294.548,00 euros.