ASPEA integra o projeto NEEDS - Networking of European Education Initiatives Dedicated to Global Sustainability

NEEDS

Imagem de Arek Socha, obtida no Pixabay

A ASPEA é uma das organizações parceiras do projeto NEEDS (Networking of European Education Initiatives Dedicated to Global Sustainability), que surge no seguimento de uma candiatura à Ação-chave 2 do Programa Erasmus +, no sector KA204 – Parcerias Estratégicas para a Educação de Adultos, com a referência KA204-ECC56770.

O NEEDS, que teve o seu início em Setembro de 2020 terminando em Junho de 2022, é coordenado pela associação Ökumenische Initiative Eine Welt (Alemanha) e conta com os seguintes parceiros:

 

O projeto inicia-se no ano em que a Carta da Terra celebra o 20º aniversário.

 

OBJETIVOS

O projeto tem como principal objetivo aproximar instituições europeias afiliadas da Carta da Terra, promovendo a partilha de conhecimento e de metodologias inovadoras e bem-sucedidas no campo da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), utilizadas pelos próprios parceiros, fortalecendo desta forma a relação entre as organizações parceiras.

Pretende-se que as organizações envolvidas no projeto utilizem as ferramentas partilhadas nas próprias atividades da instituição e que contribuam para a formação de outros agentes educadores envolvidos em órgãos de poder local, centros culturais ou educativos e universidades.

O NEEDS vai, ainda, trabalhar as seguintes questões:

  • Como melhor abordar e incorporar a ética inerente à Educação para o Desenvolvimento Sustentável?
  • Qual a melhor forma de partilhar com adultos a motivadora e fortalecedora visão da Carta da Terra?
  • Como podemos adaptar os nossos conceitos de Educação aos desafios europeus e globais, incluindo o desenvolvimento digital e social, no presente momento e no futuro?

 

ATIVIDADES

Durante a implementação do projeto serão realizadas três formações para educadores que irão abordar três temas: “Carta da Terra: Educação sustentável desenvolvimento e aprendizagem global”; “A Carta da Terra enquanto alicerce ético para a implementação dos ODSs”; “A Carta da Terra na ação e comunicação”.

  • 1ª Formação, na Alemanha em 2021, sobre a história e ética da Carta da Terra e como utilizar este conhecimento para formar agentes que irão aplicar e replicar o mesmo.
  • 2ª Formação, nos Países Baixos em 2021, sobre o potencial da Carta da Terra e como aplica-lo de forma eficiente na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
  • 3ª Formação, em Portugal em 2022, sobre formatos de aprendizagem e metodologias de EDS e técnicas de comunicação.

 

REUNIÕES

Serão realizadas três reuniões de parceria:

  • 1ª Reunião transnacional do projeto (Kick-off meeting), na Bulgária em 2020;
  • 2ª Reunião transnacional do projeto (Kick-off meeting), na Roménia em 2021;
  • 3ª Reunião transnacional do projeto (Kick-off meeting), na Suécia em 2022.

 

Mais informações sobre o projeto em:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.