Projeto LIFE INVASAQUA nas XXVI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

Life_Invasaqua_JPEA

A ASPEA integrou o projeto LIFE INVASAQUA no programa das XXVI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, nos dias 6, 7 e 8 de março de 2020 em Lisboa.

Na sessão de apresentação de recursos pedagógicos das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, a ASPEA apresentou como recurso pedagógico a formação de professores desenvolvida no âmbito do projeto LIFE INVASAQUA. Foi uma oportunidade de divulgar esta formação acreditada em regime B-Learning, com o tema “A ameaça das espécies aquáticas invasoras e o contributo da escola na gestão da problemática”, aos participantes das Jornadas. Na apresentação foi explicado o que é o projeto LIFE INVASAQUA, a parceria da ASPEA no projeto, os objetivos da formação de professores e alguns conteúdos da formação.

Oficina_Life_Invasaqua_JPEA

A ASPEA realizou também uma oficina pedagógica, com o tema “Rio de Vida”, na qual se integrarou três dos seus projetos, entre eles o LIFE INVASAQUA. Esta oficina teve como objetivos estabelecer de forma colaborativa uma visão holística dos rios e ribeiras e dos territórios e comunidades onde estes se inserem e compreender que os rios são o centro de uma vida imensa, englobando uma componente biológica, ecológica, social e cultural. Nesta oficina os participantes tiveram a oportunidade de realizar diversas dinâmicas relacionadas com os rios. Foi também divulgado, durante a oficina, o concurso de curtas-metragens do projeto LIFE INVASAQUA.

 

As XXVI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental contaram com a participação de 253 pessoas no total, na sua maioria educadores e professores, mas também investigadores, técnicos de autarquias e ONG, membros do Ministério do Ambiente e da Educação, da APA, empresas e jovens estudantes.

jasa kirim mobil