Guia de Espécies Invasoras Aquáticas em Português

Guia Ibérico EEIA

A equipa do projeto LIFE INVASAQUA lançou, no dia 18 de novembro de 2020, o “Guia Ibérico sobre Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas” em português, que está disponível online, de forma gratuita, aqui. O guia também existe em espanhol e inglês.

Este guia tem informação sobre 100 espécies exóticas invasoras de rios, lagos e estuários da Península Ibérica. Estas espécies foram divididas, no guia, em quatro grupos, cada um com 25 espécies:

  • Fungos, Algas e Plantas;
  • Invertebrados;
  • Peixes;
  • Outros Vertebrados.

Este guia destina-se ao público em geral e é um recurso muito útil para toda a sociedade, permitindo dar a conhecer, de uma forma simples e didática, as espécies invasoras aquáticas que existem na Península Ibérica. Cada espécie tem uma ficha com uma fotografia, um mapa da sua distribuição na Península Ibérica e informações sobre as suas características, a sua ecologia e habitat, distribuição original, vias de entrada, vetores de introdução, impactos e legislação associada à espécie (se existir). Assim, este guia auxilia as pessoas na deteção e identificação destas espécies.

Adicionalmente, o guia explica o conceito de espécie exótica invasora (EEI) e o modo como estas se dispersam, quais os seus impactos e o que podemos fazer para evitar ou minimizar o problema. É uma forma de informar e sensibilizar a sociedade e os decisores políticos para a prevenção e o alerta precoce de EEI, conforme o principal objetivo do projeto LIFE INVASAQUA.

@LifeInvasaqua

jasa kirim mobil