Biodiversity on the Islands 4 All

banner bi4all

O projeto Biodiversity on the Islands 4 All (BI4ALL) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) com o objetivo de consciencializar e alertar para questões relativas à diversidade biológica e para o impacto da sua perda no equilíbrio dos ecossistemas, através da Educação Ambiental e de práticas ambientalmente responsáveis nas Ilhas dos Açores. O projeto visa envolver a comunidade educativa na valorização da natureza, através de oficinas, webinars, elaboração de material didático e de um herbário criativo das plantas tintureiras locais. O projeto conta com o financiamento do Forestry and Nature Conservation Agency de Taiwan.

 

Contexto
As Ilhas dos Açores, um arquipélago vulcânico no Atlântico, abrigam uma biodiversidade única, com muitas espécies endémicas. Contudo, a crescente pressão humana sobre a biodiversidade, incluindo a introdução de espécies exóticas e  invasoras ameaçam a estabilidade ecológica da região. Neste contexto, o projeto visa sensibilizar para o envolvimento da comunidade na conservação da natureza e na promoção de práticas que respeitem os ciclos naturais e as tradições locais.

 

Objetivos do Projeto

 

Ações e Atividades Principais

 

Metodologia
A metodologia do projeto é baseada em atividades práticas que estimulam a interação dos participantes com o ambiente de forma criativa e pedagógica. Os workshops serão conduzidos de forma a integrar teoria e prática, utilizando a arte como meio de sensibilização ambiental. A abordagem pedagógica será sensorial e ativa, procurando promover a reflexão crítica sobre as práticas atuais e os impactes ambientais, tendo em conta uma metodologia assente em 3 pilares de intervenção:

 

Sustentabilidade do Projeto
A sustentabilidade do projeto será garantida através de diversas fontes de financiamento, incluindo:

 

Impacto Esperado
O projeto Biodiversity on the Islands 4 All visa gerar um impacto positivo duradouro nas Ilhas dos Açores, estimulando uma mudança cívica e cultural em direção a práticas  ambientalmente responsáveis. Além disso, o projeto tem como finalidade fortalecer a relação entre as comunidades locais e a sua biodiversidade, promovendo uma maior apreciação dos recursos naturais e incentivando a preservação ecológica e patrimonial para as gerações presentes e futuras.

 

Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O projeto decorre no âmbito das comemorações dos 25 anos da Carta da Terra, promovidas em Portugal pela ASPEA como Ponto Focal, onde se incluem a criação da Rede Portuguesa da Carta da Terra. A Carta da Terra é um documento com 16 princípios (divididos em quatro princípios) destinados a promover a construção de uma sociedade global mais justa, ambientalmente responsável e pacífica no século XXI. O BI4ALL responde ao 2º pilar “Integridade Ecológica”, nomeadamente aos princípios: proteger a diversidade da Terra; prevenir os danos ecológicos; estilos de vida ambientalmente responsáveis; partilhar conhecimentos.

Com o projeto BI4ALL, para além dos objetivos anteriormente referidos, pretende-se, de uma forma geral, melhorar as atividades de Educação Ambiental e está também em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2030, em particular o ODS#15, que visa "proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, combater a desertificação, interromper a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade". 

Este projeto faz, também, parte da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a preservação da natureza. Este projeto visa promover uma educação crítica, que aposte na formação de uma população consciente e informada sobre as dificuldades e potencialidades atuais no que diz respeito à conservação da Natureza, no combate à perda da Biodiversidade a nível global

COM O APOIO DE:
OeirasValley cores