Projeto Rios na Ilha da Terceira

Banner curso da terceira

Nos próximos dias 23 e 24 de novembro, o Centro de Interpretação Ambiental da Infraestrutura Verde Húmida Costeira Da Praia da Vitória

, recebe mais um dos curso de monitores do projeto Rios, promovidos pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).

Este projeto conta com o apoio do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso ”Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020 e, por isso, é completamente gratuito.

Com o intuito de capacitar os participantes com competências para a realização de saídas de campo, no âmbito das monitorizações do PR, dando a conhecer os materiais usados, enquanto auxiliares pedagógicos nas saídas de campo, assim como das ferramentas e da sua forma de utilização aquando das monitorizações. Estes Curso incitam, também, a capacidade e conhecimentos suficientes a conceção e programação de planos de acção para a adoção de troços de rios e ribeiras.

O presente cursos destina-se a Técnicos, professores, profissionais em Educação Ambiental e coordenadores de grupos do Projeto Rios que pretendam adotar ou auxiliar grupos na monitorização de um troço de rio ou ribeira e dispõem de certificados de formação para todos os participantes e, ainda, acreditação para Educadores e Professores (Registo nº CCPFC/ACC-92541/17).

O Projeto Rios é um projeto que incentiva a adoção de troços de 500 metros de rios ou ribeiras por grupos locais organizados. Recorrendo a uma metodologia de observação simples, mas rigorosa, de fácil aplicação e desenvolvimento, os grupos assumem a responsabilidade de vigilância e proteção do troço escolhido, contribuindo assim para a melhoria ambiental dos recursos hídricos, em geral, e para promoção de ações de melhoria do troço, em particular.

Com o lançamento destes cursos Joaquim Ramos Pinto, presidente da direção nacional da ASPEA, espera poder-se «melhorar o nível de conhecimento sobre as diversas temáticas ambientais abordadas no Projeto Rios, colocando os cidadãos no centro das ações de Educação Ambiental (EA) que ajudam no reconhecimento da importância dos nossos rios e ribeiras para o equilíbrio dos ecossistemas ribeirinhos; estimular a participação da sociedade civil para a conservação e vigilância das zonas ribeirinhas e, ainda, promover a formação contínua de professores e monitores para a implementação do Projeto Rios».