Encontro Nacional de Monitores 2018

Banner Encontro de Monitores do projeto Rios

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) realizou, o V Encontro Nacional de Monitores do Projeto Rios (PR), em Penacova, com o objetivo de promover a partilha de experiências

resultantes do empenho e dedicação dos monitores do Projeto Rios que atuam em diversas regiões do país mas, também, criar um momento de proximidade e partilha, entre os participantes, a coordenação nacional do PR e a direção da ASPEA, numa perspetiva de avaliação e definição de estratégia futuras para o Projeto.

No encontro contou com 32 participantes, oriundos de vários pontos do país, com a intenção de “aprender um pouco mais daquilo que poderão fazer para melhorar a atitude cívica e ambiental dos grupos que coordenam”, uma vez que, “consideram estes encontros fundamentais para partilhar conhecimentos e experiências com todos os outros monitores”, diz-nos Jorge Pimentel, monitor de vários grupos na zona de Famalicão.

Para a Professora Helena Freitas da Universidade de Coimbra, o Projeto Rios «é um Projeto incrível, com um potencial imenso, destacando-se o seu papel na valorização do território». Por sua vez Luísa Seixas, investigadora da Universidade Nova de Lisboa, destaca a importância do projeto «sobretudo na sensibilização das comunidades locais, sendo um bom exemplo onde se verifica a ausência de barreiras geracionais», no fundo diz-nos que é um projeto que todos podem integrar de forma benéfica.

Joaquim Ramos Pinto, presidente da direção nacional da ASPEA acompanhou todo o encontro e ouviu atentamente todas as propostas de melhoria com a intenção de, junto da coordenação Nacional do Projeto Rios, abraçarem alguns desafios e colmatarem algumas das necessidades apontadas.

E tu? Ainda não conheces o Projeto Rios?

Temos várias ações agendadas onde podes participar: “Campanha Rios em Movimento”, a decorrer nos dias 8, 9 e 10 de novembro, com ações de limpeza em rios e ribeiros, cursos de monitores em diferentes regiões do país e ações de voluntariado ambiental.

Vê toda a informação na nossa página em www.projectorios.org e http://aspea.org ou contacta-nos através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.