Participação dos jovens através do "Vamos Cuidar do Planeta!"

Projeto VCP

O projeto “Vamos Cuidar do Planeta!” tem como objetivo criar uma rede de escolas que colaborem na educação para a cidadania dos jovens através de projetos escolares que trabalhem temas ambientais que promovam a cidadania e que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É cada vez mais elementar a necessidade da construção de uma Europa mais justa, igualitária e sustentável, onde a participação juvenil e a cooperação e diálogo entre agentes, políticos e jovens esteja patente. A participação juvenil é um meio de alterar comportamentos e construir uma sociedade melhor. A sua participação vai dar-lhes a oportunidade de modelarem o mundo em que vivem, além de que é terminante para o desenvolvimento de um sentimento de pertença e de responsabilidade da comunidade onde estão inseridos e de cimentarem as capacidades de cidadania democrática e de empoderamento.

No entanto, conseguir a participação dos jovens é um dos obstáculos a ultrapassar: motivação que potencia a participação e empoderamento juvenil entre os jovens é bastante distinta, e o sentimento de que as suas preocupações e interesses são negligenciados pelas políticas adotadas pelos representantes eleitos democraticamente.

A Metodologia do projeto está desenhada em várias fases e em todas as fases os projetos contam com o apoio e o contacto regular com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA):

O “Vamos Cuidar do Planeta!” é um projeto de extrema importância para o desenvolvimento da participação cívica ativa, principalmente em Portugal, que tem dos números mais baixos de participação cívica da Europa e onde a educação para a cidadania e para o ambiente não é devidamente valorizada.

Neste sentido, oO trabalho com os jovens cria oportunidades únicas e mais dinâmicas para um desenvolvimento e mudança social criando cidadãos mais responsáveis, preocupados e ativos na mudança e nas soluções que querem ver implementadas. Com a autonomia dada a estes jovens para que escolham os seus temas de projeto, que os desenvolvam e que os tornem exequíveis nas suas escolas e/ou municípios, dá-se-lhes ferramentas para desenvolver o pensamento crítico, capacidades de empoderamento e de liderança para desenvolver as suas ideias e colocá-las em ação.

Já existem diversas organizações que incentivam a participação e o trabalho juvenil e distinguem-se pelo desenvolvimento de novas formas de cativar os jovens. São diversos os exemplos de boas práticas que estão a ser implementadas para aumentar a participação jovem. A ASPEA, através do projeto “Vamos Cuidar do Planeta” (VCP), uma iniciativa para jovens debaterem alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas já levou a voz de mais 5000 alunos aos decisores políticos.

É unânime a opinião dos jovens de que o projeto os está a aproximar dos decisores políticos locais e dos deputados, criando e estimulando oportunidades para representarem os seus interesses, apresentarem as suas ideias e reivindicações, e se sentirem inspirados e capacitados para serem atores de mudança nas comunidades. Está lançada a semente e este ano o desafio já foi lançado a mais jovens. A ASPEA vai continuar a Cuidar do Planeta através da voz dos jovens.