EcoYouth - Empoderar Jovens para uma Transição Ecológica

Projeto EYET

O projeto ambiental EcoYouth é coordenado pelo concelho de Porriño (Espanha) em parceria com a IES Ribeira do Louro (Espanha), a Associação Portuguesa de Educação Ambiental - ASPEA (Portugal), a Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde) e a Associação de Educação de Jovens e Adultos de Nampula- ASEJANA (Moçambique).

O objetivo do projeto é cultivar a educação ambiental entre jovens, aumentando o seu conhecimento e capacidade face aos desafios levantados pela emergência climática ambiental.

O projeto EYET divide-se em duas fases:

 

Os jovens que participarão no projeto serão voluntários e colaboradores dos diferentes países parceiros.

Os principais objetivos a atingir podem ser divididos em 4 pontos:

 

O objetivo do projeto é fornecer uma ferramenta para a mudança, uma abordagem diferente para cultivar a consciência e o conhecimento ambiental, para a juventude e a sociedade em geral, de modo a gerar um impacto real. O projeto deve desvendar mitos, realçar os desafios ambientais, procurar soluções comuns e promover a cooperação para resolver um problema global.

Ao longo do projeto serão organizadas reuniões de acompanhamento e também acções de formação e programas de intercâmbio de jovens.

O projeto EcoYouth relaciona-se com a Agência Jovem de Notícias - Portugal, uma rede internacional presente em Portugal, Itália, Brasil, Colômbia e Argentina que pretende criar uma plataforma para jovens desenvolverem notícias e materiais de media de modo a transmitirem o seu ponto de vista acerca dos problemas ambientais e sociais atuais.

O projeto será divulgado nos diferentes eventos da ASPEA, com destaque para a apresentação no VI Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que irá decorrer em Cabo Verde em Outubro de 2021.