Escola Secundária Emídio Garcia no projeto MAPEAR

MAPeAR_ESEG

A Escola Secundária Emídio Garcia localiza-se numa das zonas centrais da cidade de Bragança, sendo a escola sede do Agrupamento que recebeu o seu nome. Esta escola juntou-se ao projeto Mapear e envolveu 65 alunos no projeto, pertencentes a 5 turmas do ensino secundário: duas turmas do 10º ano, duas turmas do 11º ano e uma turma do 12º ano.

No projeto MAPEAR participaram, também, 9 professores, das disciplinas de Biologia e Geologia, Físico-Química, Cidadania e Desenvolvimento e Saúde.

O percurso de monitorização da Escola Secundária Emídio Garcia incluiu 6 pontos:

 

MAPEAR_Bragança

A monitorização com os sensores móveis realizou-se em 9 dias, entre 29 de outubro e 13 de novembro. Foram efetuadas medições no período da manhã e no período da tarde. O sensor fixo, instalado na escola, registou os valores de partículas no ar desde o dia 15 de outubro até ao dia 23 de novembro. Os parâmetros avaliados durante a monitorização foram o ruído, os gases CO (monóxido de carbono) e NOx (óxidos de azoto) e as partículas PM10 (partículas com diâmetro inferior a 10 µm) e PM2,5 (partículas com diâmetro inferior a 2,5 µm).

Os resultados obtidos mostraram que a qualidade do ar na escola, em relação às partículas, é muito boa de acordo com o índice QualAr, com uma média de 9,5 µg/m3 para as PM10 e 4,8 µg/m3 para as PM2,5. Verificou-se ainda que, em períodos de nevoeiro, quando o teor de humidade ultrapassa os 70%, são detectadas maiores concentrações de partículas no ar.

MAPEAR_Bragança

No dia 13 de novembro, em que houve muito nevoeiro, verificou-se um pico anormalmente elevado na detecção de PM10 que afetou os resultados, não tendo sido acompanhado pelas partículas PM2,5. Em relação ao ruído, a média de valores medidos foi entre 66 - 69 dBA, o que já corresponde a um nível incomodativo. Os valores obtidos na medição do ruído podem ter sido influenciados pelas obras de requalificação na Avenida Sá Carneiro, em Bragança, e pela circulação rodoviária. Por isso, a área prioritária de intervenção identificada pelos alunos foi o ruído.

MAPEAR_Bragança

Nesse sentido, como proposta de boas práticas, os alunos pensaram em fomentar o transporte não motorizado, criar corredores exclusivos para velocípedes e áreas de estacionamento próprias para velocípedes. As bicicletas são um meio de transporte que além de não emitir gases poluentes, também não produz praticamente ruído. São, por isso, um excelente exemplo de meio de transporte e uma possível solução para diminuir o ruído da circulação rodoviária.

11 de dezembro de 2020