Projeto Mapear em Viseu

MAPeAR_ESAM

Em Viseu, a escola que participou no projeto Mapear foi a Escola Secundária Alves Martins (ESAM). O projeto na ESAM começou com a formação de professores, no dia 23 de setembro. Posteriormente, no mês de outubro, foi instalado o sensor fixo de monitorização de partículas, o qual envia continuamente dados, em tempo real, sobre a qualidade do ar na zona envolvente da Escola (em relação às partículas) e os resultados têm sido animadores. Na zona da Escola, a qualidade do ar é boa, o que pode ser influenciado pelo facto de esta se encontrar junto a um grande jardim, o Parque Aquilino Ribeiro.

MAPEAR_Viseu

O difícil período de pandemia que atravessamos dificultou a participação da ESAM no projeto Mapear, tendo os sensores móveis sido entregues ao núcleo ASPEA Viseu. No entanto, os alunos e professores da ESAM pretendem constituir-se como agentes multiplicadores do Mapear, através do uso de ferramentas digitais e de medição da qualidade do ar e do ruído, mesmo para além do término do Projeto.

Nesse sentido, um grupo de alunos da turma 10º D encontra-se a elaborar uma proposta para apresentar às entidades locais de administração pública, especialmente a Câmara Municipal de Viseu, e de três instituições de Ensino Superior, como o Instituto Politécnico de Viseu.

Os alunos pretendem ajudar a promover ações de monitorização da qualidade do ar e do ruído, com caráter permanente, em zonas nevrálgicas da cidade, nomeadamente as que estão sob influência de elevado tráfego rodoviário, onde um número significativo de cidadãos se mantém durante muito tempo, o que pode significar um risco para a saúde pública. Será interessante verificar os resultados em relação aos parâmetros de qualidade do ar e do ruído nestas zonas.

MAPEAR-ViseuMAPERA-Viseu

11 de dezembro de 2020

jasa kirim mobil