Dia Nacional do Ar - Rede MAPEAR a "Educar para melhorar"

Dia_Nacional_Ar

Hoje, dia 12 de Abril, comemora-se o Dia Nacional do Ar. Este dia foi instituído em 2019 com o objetivo de salientar a importância da qualidade do ar e sensibilizar a população para a importância de conhecer e proteger este elemento fundamental à vida. O tema deste ano¹ “Educar para melhorar” destaca a importância de envolver a comunidade e o sistema educacional na formação das crianças e jovens para serem cidadãos mais informados, mais conscientes e mais responsáveis.

Neste contexto, a rede MAPEAR, promovida pela ASPEA, Associação Portuguesa de Educação Ambiental, está, no momento, a implementar uma rede de cerca de 50 sensores em escolas um pouco por todo o territória nacional. Este sensores medem a concentração de partículas PM2.5 e PM10, consideradas pela OMS² como os poluentes do ar que mais pessoas afetam no mundo, sendo um bom indicador da qualidade geral do ar.

A partir dos dados obtidos pela nossa rede, esperamos contribuir para informar o público das concentrações destes poluentes e dos perigos que eles representam para a saúde. Com estas informações, será possível estimular a participação cidadã, de forma a influenciar políticas públicas locais e nacionais, no sentido de serem tomadas medidas de forma a melhorar a qualidade do ar, como o estímulo da mobilidade suave, a transição para a descarbonização e uma regulamentação mais apertada das principais fontes poluidoras na indústria, que poderão ser identificadas a partir dos dados dos nossos sensores.

A evolução da fase de implementação da rede mapear poderá ser acompanhada no nosso microsite, nomeadamente através dos links dos dashboards da nossa plataforma SIG.

Os dados também poderão ser acompanhados a partir da Particulate Matter App, disponível para Android, e ainda na página da sensor.community, cujos sensores são usados nesta rede.

Todas as escolas e instituições interessadas em aderir à rede deverão enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Referências:

¹ https://qualar.apambiente.pt/news/3/dia-nacional-do-ar

² https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ambient-(outdoor)-air-quality-and-health