MyO_R2O

Logo eeagrants

logo 2

 

 

PROGRAMA EEAGrants – Literacia do Oceano

REGIME DE PEQUENA SUBVENÇÃO – Sensibilização Pública

 

O programa de financiamento REGIME DE PEQUENA SUBVENÇÃO – Sensibilização Pública foi criado para apoiar iniciativas de incremento da literacia do oceano, e é gerido pela Direção Geral da Política do Mar. Este programa tem como objectivo promover campanhas de sensibilização através do desenvolvimento de eventos locais em Escolas do Ensino Básico e Secundário, e actividades de promoção e aumento do nível de literacia dos oceanos entre as camadas jovens da população.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) candidatou-se a este programa numa parceria que contará com a parceria de 4 escolas e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Designação do projecto: ”My Observatory from Rivers to Oceans – MyO_R2O”

Duração: Setembro 2015 a Julho 2016.

Site do Projeto: myobservatory.wix.com/myo-r2o

 

Qual a ideia do projecto?

Partindo da necessidade de abordar as problemáticas que afectam os oceanos de forma integrada, este projecto pretende demonstrar o papel da participação pública coordenada na monitorização e gestão do continuum rio-mar.

Pretende-se ligar jovens, escolas, rios e mar através de uma rede de recolha de informação relevante sobre os rios, as zonas costeiras e o oceano, usando a internet, os aplicativos móveis e os Sistemas de Informação Geográfica como ferramentas.

Através de um conjunto de acções inovadoras e de promoção da literacia dos oceanos, dirigidas particularmente a alunos do 3.º ciclo e secundário, mas com integração da população em geral, MyO_R2O irá ligar escolas próximas a rios a escolas próximas ao mar usando ferramentas tecnológicas, e estimulando a troca de informação e de percepções.

 

Actividades do projecto

Actividade Data Descrição
1 – Contacto com escolas    Set/Out 2015 Lançamento do projecto.
2 – My Observatory Out/Nov 2015 Desenvolvimento e operacionalização das ferramentas digitais de monitorização – MyO_R2O – My Observatory from rivers to ocean.
3 – Oficinas nas escolas Nov2015 a Mar 2016 Oficinas de aprendizagem para a utilização do MyO_R2O e de demonstração de soluções inovadoras para problemáticas ambientais dos ecossistemas costeiros e marinhos.
4 – Saídas de Campo Nov 2015 a Mar 2016 Monitorização das zonas fluviais e costeiras.
5 – Concurso fotografia      Mar 2016 Concurso de fotografia com recurso aos registos efectuados no MyO_R2O. Aberto às escolas e população em geral.
6 – Intercâmbio entre escolas Abr 2016 Encontro entre escolas geminadas (Aveiro-Viseu; Lisboa- Santarém) em duas zonas costeiras (Murtosa e S. Pedro do Estoril, respectivamente).
7 – RIOCEANOS  em Festa Abr/Mai 2016 Actividades de rua organizadas pela equipa do projecto, em colaboração com as escolas e alunos, dirigidas ao público em geral, com o objectivo de promover e disseminar o conhecimento sobre o continuum rio-mar e a utilização do MO R2O.
8 – Congresso  de Jovens Jun/Jul 2016 Participação de 1 representante de cada uma das escolas parceiras na delegação portuguesa que irá representar Portugal e divulgar as iniciativas do projecto na XXX Conferência Caretakers of the Environment International (CEI), que se realiza na Dinamarca em Julho de 2016.

 

Indicadores do projecto:

 

• Indicadores de Resultado

 

Resultado Indicador Meta Fonte de Verificação  
 
Grau de adesão das escolas Nº turmas envolvidas 4 Relatório de Atividades  
 
Grau de adesão dos alunos Nº alunos envolvidos 120 Dados dos serviços das escolas  
 
Grau de adesão da população em geral Nº participantes RIOCEANOS 500

Relatório de Atividades e

Dados dos serviços das escolas

 
 

Visitas a sítios eletrónicos da

Literacia do Oceano

Nº visitas "Kit Mar" e

 "Conhecer o Oceano"

500

Ações de acompanhamento/

Resultados dos questionários

 
 
Uploads na Plataforma WEBGIS Nº dados carregados 400 Resultados dos questionários  

 

•Indicadores de Realização Física

Realização Indicador Meta Fonte de Verificação  
 
Envolvimento com as escolas

N.º de oficinas,

saídas de campo

24 Relatório de Atividades e ações de acompanhamento  
 

Envolvimento da população

em geral

N.º de eventos organizados 4 Relatório de Atividades e ações de acompanhamento  
 
Interação entre escolas Nº de iniciativas orientadas à aproximação entre escolas 2 Relatório de Atividades e ações de acompanhamento  
 
Interação internacional entre pares Nº alunos congresso CEI 4 Relatório de Atividades e ações de acompanhamento