RiocEAnos

O projeto «Dos rios aos oceanos: percursos entre muitas histórias», adiante designado por «riocEAnos», é uma projeto que iniciou em janeiro de 2014 e termina em setembro deste mesmo ano, executado pela ASPEA no âmbito do contrato de prestação de serviços CP.OP4 – A4.1/2013 – C12 do concurso limitado, da iniciativa da Comissão Europeia, promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), na qualidade de Organismo Intermediário da Comissão Europeia, responsável pela execução do Plano de Comunicação para informação sobre a União Europeia em Portugal.

imag1 Este projeto, financiado pela Comissão Europeia, integra um conjunto de iniciativas de âmbito nacional com a finalidade de promover atividades educativas que contemplem conteúdos relacionados com a “água, rios, mares e oceanos”, enquadradas no âmbito do tema “União Europeia: sustentabilidade e uso eficiente de recursos”.
As Alterações climáticas e sustentabilidade energética, biodiversidade e equilíbrio ecológico dos meios aquáticos, impactes da poluição dos rios, mares e oceanos, redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, os usos e costumes e as tradições, as manifestações culturais e artísticas, o património cultural e ambiental, são temas abordados nas diferentes ações programadas pela ASPEA e são tratados recorrendo a diferentes estratégias de forma a poderem ser explorados no âmbito curricular e na educação não formal.

imag2 Com este projeto, a ASPEA pretende sensibilizar a comunidade educativa, em especial, e a população, em geral, para a utilização eficiente de recursos; promover atividades educativas que incluam componentes culturais e artísticas respeitando a temática de forma a reforçar a consciência para a importância de uma cidadania mais ativa, tendo em conta as questões sócio ambientais e temas como alterações climáticas, biodiversidade, resíduos, impacte da poluição, usos, costumes e tradições. Para além das atividades/ações desenvolvidas, foram produzidos vários produtos que estarão disponíveis para utilização nas escolas e outros grupos de pessoas interessadas sobre estes temas.
O projeto apresenta, como meta, envolver nas diferentes ações/atividades, de forma direta, 200 grupos e/ou turmas, correspondendo a cerca de 5.000 crianças e jovens, de um universo aproximado de 76.500 (setenta e seis mil e quinhentos) alunos e 2.550 (dois mil quinhentos e cinquenta) professores, podendo somar até 85 (oitenta e cinco) no universo dos agrupamentos e escolas que aderiram ao projeto. Pretendia-se envolver, ainda, de forma direta, através dos eventos e atividades para o público geral e de partilha de experiências, cerca de 1.200 pessoas, podendo atingir indiretamente um universo de 10.000 pessoas. Nas ações de disseminação pretende-se envolver, indiretamente, cerca de 150.000 (cento e cinquenta mil) pessoas.
Os canais de comunicação previstos para o projeto riocEAnos são, prioritariamente, assentes em plataformas virtuais tais como página web, página de facebook e canal youtube, disponibilizando recursos digitais de fácil consulta e utilização.
Ao nível de material de comunicação é dada maior importância à produção digital como cartazes e banneres para utilização em diferentes meios de comunicação tais como facebook, revistas e jornais, eventos, etc.; No entanto, sempre que necessário para as atividades e sessões nas escolas têm-se produzido material em gráfica, a exemplo de folhetos, cartazes, postais, roll up, bandeiras, entre outros.
Como principais produtos e resultados materiais foram desenvolvidos e concebidos folhetos, cartazes e postais; apresentação em flash como forma de apresentação do tema, divulgação do projeto e mobilização dos grupos escolares; uma mostra de pósteres produzidos no âmbito da 1ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Ambiente; livro de atas em formato de boletim do Encontro Nacional de Educação Ambiental; spot publicitário do projeto em animação 3D como forma de promoção do tema e das atividades do projeto riocEAnos.
Foi desenvolvido um site do projeto emwww.dosriosaosoceanos.altervista.org que contém todas as informações relativas às iniciativas desenvolvidas e trabalhos realizados no âmbito dos concursos e outras informações de interesse. Todas as atividades desenvolvidas pela ASPEA, escolas participantes e parceiros foram sendo disponibilizadas e atualizadas, estando visíveis ao público geral.

imag3 Ainda se encontram abertas inscrições de grupos de escolas para serem desenvolvidas atividades e sessões sobre o tema do projeto durante o mês de setembro. Acompanhe as próximas atividades para o público em geral como é o caso do concurso de fotografia de natureza e de conservação e participe no curso de formação de professores que vai decorrer em setembro, assim como um seminário sobre a temática.