The Entrepreneurs of the Future

FOTO

The Entrepreneurs of the Future é o novo projeto, no âmbito do Programa ERASMUS+, em que a ASPEA participa como parceiro. Este projeto Europeu teve início em 2018 e prolongar-se-á até 2020, inserindo-se na tipologia de Acção KA2 - “Parcerias Estratégicas para o Sector da Formação e Educação Vocacional”, com a referência 2018-1-PL01-KA202-051120.

A coordenação do projecto está ao cargo do Centre for Continuing Education (CKU), em Bialystok (Polónia), uma escola pública para adultos, criada em 2005, que conta com cerca de 60 professores, tendo sido responsável pela graduação de mais de 3600 estudantes.

O projeto envolve professores, estudantes (com idades superiores a 15 anos) e representantes institucionais de diferentes países Europeus, nomeadamente, Polónia, Portugal, Alemanha, Finlândia, Islândia e Suécia.

Portugal está representado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), pelo do seu Presidente, Joaquim Ramos Pinto, e por três professoras da Escola Secundária Alves Martins (Viseu), Alda Nabais Franco (Física e Química), Fátima Pinho (Biologia e Geologia) e Graça Pinto Pereira (Inglês e Alemão). A ASPEA é a única entidade não-governamental de ambiente que participa no projeto, em representação da sociedade civil.

Participam ainda no projeto a escola secundária Karlfeldtgymnasiet, localizada em Avesta, na região de Dalarna, Suécia, a qual possui programas para o ensino profissional e geral, a escola Berufsbildenden Schulen, em Lüchow, na Alemanha, situada numa região rural da Baixa Saxónia, a escola secundária Ulvilan Lukio, especializada no ensino de ciências, artes, desporto e línguas estrangeiras, em representação da Finlândia, e a escola secundária Fjölbrautaskólinn við Ármúla, situada na capital da Islândia, Reykjavík, que tem a particularidade de promover o ensino à distância, através da utilização das novas tecnologias de comunicação e da internet.

 

OBJETIVOS

O projeto pretende promover a inovação e as competências empreendedoras nos métodos de ensino:

Neste sentido, o projeto é horizontal, englobando os níveis de educação formal e não-formal, profissional e formação de adultos. Como tal, serão partilhados:

Procurar-se-á ainda construir parcerias e cooperar sobre o futuro da Europa e dos futuros jovens trabalhadores, no sentido do reforço do espírito europeu.

 

ATIVIDADES

O projeto irá realizar as seguintes atividades:

  

REUNIÕES, AÇÕES DE FORMAÇÃO E INTERCÂMBIOS

O projeto contempla várias reuniões, ações de formação e intercâmbio destinadas a professores e alunos, nomeadamente:

 

Mais informações sobre o projeto em:

entrepreneursofthefuture.home.blog/