PARTICIPAR

Para participar no Projeto Rios é necessário inscrever um grupo (aconselha-se um mínimo de 4 pessoas) e candidatá-lo à adoção do troço de rio ou de ribeira pretendido. Após escolher o troço pretendido, deverá consultar a Coordenação Nacional, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. no sentido de se certificar que o mesmo se encontra disponível e assegurar que não haverá sobreposição de troços adoptados. Uma vez escolhida a linha de água e definido o troço de 500 metros a adotar, deverá ser preenchida a Ficha de Inscrição com todos os dados identificativos do grupo.

 

METODOLOGIA DE ADOÇÃO

33985727 2137660419595600 1704081218749857792 n

SER MONITOR

Para ser um Monitor do Projeto Rios, deverá realizar o Curso de Formação de Monitor do Projeto Rios (curso com duração mínima de 16 horas) e ter um grupo a seu cargo, o qual deve realizar duas saídas de campo por ano (primavera e outono) e uma ação de melhoria. 

Cada grupo é autónomo e deve ser acompanhado, nas saídas de campo, por um Monitor do projeto. Desta forma, a frequência no Curso de Monitores, ministrado pela Coordenação do Projeto Rios, atribui ao Monitor e, consequentemente, a cada grupo, formação específica sobre este tipo de monitorização e permite-lhe auxiliar na implementação do projeto no terreno.

 

SER VOLUNTÁRIO

Os voluntários do Projeto Rios são todos os que colaboram em atividades pontuais ou regulares do projeto. Exemplos de atividades pontuais onde um voluntário pode participar:

Caso pretendam dedicar tempo ao projeto de uma forma mais regular, os voluntários podem ainda integrar um grupo de atividades e desenvolver atividades dentro das mesmas, como é o caso dos grupos de trabalho.

 

SER MECENAS

Poderá ainda ser um Mecenas do projeto e ajudar na concretização das atividades da seguinte forma:

Caso tenha interesse em tornar-se um Mecenas do Projeto Rios, contacte a Coordenação Nacional para saber de que forma o pode fazer: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..