Grupos do PR Contam-nos as suas experiências

banner logo PR

Um dos grupos de monitores do Projeto Rios de Braga (ID-391), fez-nos chegar as suas experiências, enquanto elementos ativos do Projeto Rios. 

A ASPEA e o Projeto Rios gradecem o  envolvimento deste (e de todos) os grupos do Projeto.

Deixamos, abaixo, os seus testemunhos.

ID do Grupo - 391

Reconhecimento do Trilho das Fontes - Braga

Na solarenga manhã de sábado do dia 13 de outubro, um animado grupo de professores do agrupamento de escolas Sá de Miranda resolveu aceitar o convite para a realização de uma caminhada ao longo do Trilho das Fontes (pertencente à rede de percursos pedestres de Braga). Os anunciados 12km e a estimativa de 4 horas deste percurso circular não desencorajaram os participantes.

Iniciada na escola básica de Palmeira, a caminhada atravessou as freguesias de S. Vicente, S. Vítor, Adaúfe e Palmeira, permitindo cruzar, e até visitar, diversos pontos de interesse, tais como o ribeiro do Pinheirinho (curso de água adotado pela escola básica de Palmeira), Montariol (colina que abriga as linhas de água que formam o ribeiro do Pinheirinho) e o seu convento, ou ainda, a zona verde das Sete Fontes, e a calçada antiga que liga aquele complexo hidrológico a Adaúfe.

Percorridos quase 15km num salutar convívio, estava cumprido o principal objetivo do grupo organizador: reconhecer as potencialidades educativas do Trilho das Fontes, nomeadamente no que respeita à valorização e preservação do património ambiental e cultural.

00000000000000

Projeto Rios – partilha de experiências

Aceitando o desafio lançado pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, os alunos da turma D do 9.º ano (Escola Básica de Palmeira) participaram no encontro de grupos adotantes do Projeto Rios do concelho de Braga, realizado no Auditório S. Marcos, no dia 24 de outubro. Para além de vários coordenadores e monitores deste projeto, o encontro contou com a presença do coordenador nacional, Dr. Nuno Pinto que, após ter apresentado o Projeto Rios como uma iniciativa de valorização ambiental e cultural, passou a palavra aos participantes.  

Com o intuito de partilhar o trabalho desenvolvido no ribeiro do Pinheirinho, alguns alunos do 9.ºD exploraram uma apresentação em PowerPoint, com fotografias identificativas das tarefas realizadas, mostrando que a escola básica de Palmeira, e o agrupamento Sá de Miranda, continuam a estar ativos no que respeita à preservação do nosso património.

d