Vencedores do concurso de fotografia - Projeto Rios:Unir Rios e Pessoas

banner fotografia

Os vencedores do concurso de fotografia «Projeto Rios: Unir Rios e Pessoas» promovido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), enquanto coordenadora nacional do Projeto Rios (PR), já estão apurados.

«Cores e formas» de Manuel José Malva obtém o título de 1º classificado no escalão sénior, seguindo-se de «Pateira, um encontro feliz» da autoria de António Tedim em 2º lugar e «Ribeira de Mortágua» de Hugo Ferreira em 3º lugar. Através da votação online, lançada na página de Facebook do Projeto Rios, foram atribuídas 3 menções honrosas, nomeadamente a: Luana Azevedo - «Sentimentos de Outono»; Cristina Coutinho – «Unir duas margens» e José Fajardo - «Quedas de Fervença – Rio Leça».

Quanto ao escalão júnior, Ana Salgado com o conjunto «O2bolha» alcança o 1º lugar do concurso, seguindo-se Carlos Dimas Afonso em 2º lugar«Com os pés assentes na terra» e Rodrigo Barbosa em 3º com «Duas margens de um Rio». Também neste escalão foram atribuídas 3 menções honrosas: Margarida Valente - «Rio Tanha»; Bruna Guimarães - «A ponte» e a equipa FF_MP_RS - «A ponte como um abraço».

A concurso foram submetidos 114 trabalhos que foram avaliados por um grupo de 3 jurados (fotógrafos) que tiveram em consideração o enquadramento do tema dos trabalhos apresentados face aos objetivos do concurso, a originalidade e criatividade e, ainda, a estética e qualidade técnica das imagens submetidas.

Desafiados a enviar 3 fotografias que contassem uma história relacionada com os nossos rios e ribeiras, com o intuito de promover os valores socioambientais numa perspetiva de cidadania através do uso da imagem, a ASPEA recebeu trabalhos de todos os pontos do país e, ainda, alguns vindos do estrangeiro, nomeadamente do Brasil.

Além do tema central lançado no concurso «Projeto Rios: Unir Rios e pessoas» os concorrentes exploraram variadíssimos subtemas, como por exemplo as relações que as pessoas tem com os rios, as preocupações ambientais e históricas, a poluição e os sentimentos despoletados por este ecossistema também foram muitas vezes retratados.

Este projeto contou com o apoio do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso ”Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020.

Veja todas as fotografias submetidas a concurso clicando, aqui!