Vencedores do concurso de curtas-metragens - Projeto Rios: Unir Rios e Pessoas

banner curtasmetragens

O concurso de curtas-metragens, promovido pelo Projeto Rios, cuja coordenação Nacional é assegurada pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), já tem vencedores.

Depois de submetidas a concurso, foram avaliadas por um grupo de jurados que, criteriosamente, qualificou os trabalhos apresentados.

«Alvoco», a curta-metragem da autoria de Tiago Cerveira e Luís Antero, recebe o 1º prémio na categoria “Público geral”, seguindo-se de «Guadiana» de Ricardo Cortes em 2º lugar e, por fim, «A última gota» de António Correia em 3º lugar.

Na categoria “ensino” o 1º lugar foi atribuído a «Uma desventura no Rio» de José Pedro Costa, o 2º lugar a «A história de um Rio» da autoria dos alunos do 1º ciclo da Escola EB Raul Lino (oficina de Animação de Histórias) e o 3º prémio para «Uma visita ao Rio Este» de Isabel Pinto e Graça Pereira.

“Projeto Rios: Unir Rios e Pessoas” serviu de mote ao concurso que tinha como objetivo promover valores socioambientais numa perspectiva de cidadania, através da produção audiovisual, jovem e independente. Desta forma, os participantes foram convidados a desenvolver temas como a biodiversidade e o equilíbrio ecológico dos meios aquáticos; os impactos da poluição dos rios e ribeiras; a cidadania ativa e ciência cidadã.

A concurso foram submetidas 15 curtas-metragens que retractam algumas das problemáticas e realidades emergentes relativas aos nossos sistemas ribeirinhos, que carecem da atenção de todos.

Esta iniciativa contou com o apoio do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso ”Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020.

Veja todas as curtas metragens, clicando aqui!