Biblioteca

Categoria: Recursos Criado em sexta, 02 outubro 2015, 20:34

 

livroBiblio

MANUAL SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Conhece e valoriza as alterações climáticas. Propostas para trabalhar em grupo.

Os próximos anos constituirão um periodo chave que alicerçará as bases da transição para um modelo económico e social mais sustentável, para o qual se pretende contribuir através do desenvolvimento de todo o tipo de ações orientadas para atingir uma maior consciencialização ambiental na sociedade, através de atividades de educação, sensibilização e divulgação na temática das alterações climáticas. 

Com a tradução para português do Guia Conhece e Valoriza as Alterações Climáticas: proposta para trabalhar em grupo, editado em Espanha pelo Instituto de Prevención, Salud y Medio Ambiente da Fundación de Santiago de Compostela, a ASPEA procurou dar o seu contributo para ampliar a informação na comunidade educativa e da sociedade em geral, atravé de um conjunto de propostas que ajudam a entender a sociedade a necessidade de se tomarem decisões informadas quanto ao consumo e aos estilos de vida mais sustentáveis menos gravosas para as gerações atuais e vindouras.

Destinado a todos os grupos com idades superiores a 8 anos, este Guia contempla 14 propostas para trabalhar em grupo estruturadas com: Resumo - Objetivos - Ficha Técnica - Chaves Didáticas - Introdução - Desenvolvimento Passo a Passo, que compreende as fases de preparação (nos casos em que seja necessário), o Desenvolvimento da Atividade, própriamente dito, a Avaliação e possíveis Sugestões.

 

Unidade Didática sobre Mudança Global Antropogénica em ecossistemas marinhos

A Unidade Didática sobre mudanças globais nos ecossistemas marinhos é o primeiro bloco de conteúdos curriculares publicado pelo projeto EduCO2cean-Erasmus +. O seu conteúdo inclui os quatro temas principais relacionados com os impactos das amudançass globais no oceano: impactos do aquecimento do oceano na sua produtividade, eutrofização, espécies invasoras e acidificação.

Os dois últimos focam-se nos ecossistemas entremarés, onde a pesquisa académica sobre a aplicação do conhecimento acerca das mudanças globais vão ser desenvolvidos. A acidificação e espécies invasoras só são abordadas na medida em que estas afetam os ecossistemas entramarés, que serão os objectos de estudo in situ por jovens em idade escolar, pois existem blocos didáticos específicos no projeto para o profundo desenvolvimento didáctico. No texto sobrea a acidificação será abordadol este modelo de pesquisa nos ecossistemas entremarés.

Este primeiro bloco de conteúdo educacional do EduCO2cean inclui uma proposta flexível e propostas didácticas adaptáveis de forma a se ser capaz de incorporar os efeitos da mudança global nos ecossistemas marinhos, em qualquer área curricular na Europa, dos ensinos básico e secundário.

 

ENERGIA VIVA DA TERRA
Livro do Aluno | Manual do Professor

Publicado por ocasião dos 30 anos da APREN e distribuído gratuitamente por todas as escolas básicas de Portugal Continental, o livro "A Energia Viva da Terra" pretende contribuir para explicar às crianças, de uma forma simples e divertida, o que é a energia, que tipos de energia existem, qual o uso que o homem lhes tem dado ao longo da sua história e quais as consequências desse uso. As energias renováveis têm, obviamente, um lugar de destaque nesta explicação.

 

ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

Documento aqui 

 

GUIÃO DE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE - A CARTA DA TERRA

Documento aqui 

 

REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE

Documento aqui