5 Minutos a Comunicar

5 minutos a comunicar 

O segundo dia das XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental iniciou-se com o painel "5 minutos a comunicar", onde 10 participantes tiveram oportunidade de expor um tema, projeto ou investigação em 5 minutos.

Muitos dos projetos apresentados são direcionados a toda a população mas especialmente aos jovens, sendo que os oradores referiram a importância dos mesmos na Educação Ambiental. Por exemplo, na apresentação "Lavoisier e a reciclagem", a professora Dulce Ferreira exemplificou a relação entre os conteúdos científicos estudados na escola, implicações práticas e comportamentos dos estudantes. Noutra apresentação, foi lida a carta de corresponsabilidades dos jovens "Vamos Cuidar Do Planeta" redigida na conferência europeia "Let's Take Care of The Planet!" por jovens de 14 países diferentes, em Bruxelas.

No final das apresentações teve lugar uma pequena sessão de perguntas e respostas com os oradores, onde foi possível perceber melhor os temas e como é que os projetos funcionam na prática.

Este painel atribuiu às jornadas um caracter mais dinâmico, sendo que permitiu aos participantes partilharem as suas ideias e investigações o que poderá até levar a uma colaboração entre os diferentes projetos.

Todos os temas apresentados pelos participantes foram: "Custódia Fluvial" de Ramsés Pérez (ADEGA Galiza); "My Observatory R20" de Sofia Costa Lopes (ASPEA); "Euro4Science" de Luís Miranda (UA); "Carta da Corresponsabilização dos jovens "Vamos Cuidar do Planeta"" de Ana Sofia Henriques (ASPEA); Mundo Invisível da Água" de Daniela Figueiredo (UA/ASPEA); "Eco escolas um Desafio à Participação e Educação Ambiental" de Anabela Durão (IPBeja); "Saldanha Salva os Oceanos" de Filipa Gouveia (AmBioDiv); "Hortas Bio nas Escolas" de Inês Pascoal (ABAE); "PEGADAS-Programa Ecológico de Guimarães para Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável" de Patrícia Ferreira (UA/ASPEA) e por último, "Lavoisier e a Reciclagem" de Dulce Ferreira (ASPEA). Este painel foi moderado por Fátima Matos Almeida, colaboradora da ASPEA.

Texto: Ana Sofia Henriques e Beatriz Jorge

jasa kirim mobil