rolex replica will probably be the alpha about the watch area.

Projeto Rios a concurso no programa Planeta Zero da EDP Comercial

Projeto Rios - Planeta Zero - EDP Comercial

No âmbito do programa Planeta Zero da Edp Comercial, e através da iniciativa Apoiar Projetos, levamos a concurso o Projeto Rios. O Projeto Rios propõe-se a melhorar rios e ribeiras através da limpeza, remoção de espécies exóticas invasoras e requalificação das margens com o apoio de especialistas na área.
Se és cliente da EDP Comercial, vota aqui!

Os peixes migradores do rio Sorraia

Dia dos Peixes Migradores

O Dia Mundial dos Peixes Migradores é uma iniciativa global, promovida pela organização World Fish Migration Foundation, que, através de eventos locais em todo o mundo, pretende sensibilizar a comunidade para as necessidades ambientais destas espécies e as dificuldades que encontram, e também realçar a importância de manter rios saudáveis e livres para a conservação dos peixes migradores.

Ler mais...

Um fio verde para alcançar a descarbonização

GoGreen Project - Kick-off Meeting

Estivemos em Westport, na Irlanda, para o kick-off do projeto GoGreen. Este encontro reuniu todos os parceiros, entre 15 a 16 de março, com o objetivo de desenvolver uma formação de capacitação de decisores e técnicos, a nível da governança local, para a criação de um “fio verde” para a construção de uma Europa descarbonizada até 2050.

Ler mais...

Workshop do Projeto NEEDS em Viseu

Workshop NEEDS - Viseu

Nos dias 5, 6 e 7 de Abril realizou-se o workshop do Projeto NEEDS em Viseu, Portugal, sob a coordenação da ASPEA Viseu. Estiveram presentes delegados das organizações parceiras (Suécia, Paises Baixos, Bulgária, Alemanha, Espanha e Roménia). Durante três dias intensos foram debatidos temas relacionados com a Carta da Terra e partilhadas experiências e modos de trabalhar a Educação Ambiental nos vários países.

Ler mais...

XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

XXVII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

Temos vindo a promover, descentralizadamente, as Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental em Portugal, com periodicidade anual e temáticas diversificadas. Em 2022, Almada será a cidade anfitriã que abraçará este evento. O evento é organizado pela ASPEA, com coorganização e parceria estratégica da Câmara Municipal de Almada e o Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul.

Ler mais...

Segunda formação “Future Planning” em Lousada

Formação Future Planning - Lousada

Hoje inicia a segunda formação Future Planning, co-financiado pelo Programa EEA Grants 2014-2021 através do programa do Fundo das Relações bilaterais, coordenado pela ASPEA, em parceria com o Município de Lousada e com a Escola Superior para o Desenvolvimento Verde, de Bryne (Noruega).

Ler mais...

Concurso de Curtas-metragens “Espécies Exóticas Invasoras de água doce e sistemas estuarinos: Sensibilização e Prevenção“

Segunda Edição do Concurso de Curtas Invasaqua

A segunda edição do concurso de curtas-metragens no âmbito do projeto LIFE INVASAQUA decorre de janeiro a março e tem como objetivo principal captar diferentes perspectivas, desde os problemas que as Espécies Exóticas Invasoras (EEI) podem causar na nossa vida quotidiana até às consequências a nível socioeconómico.

Ler mais...

Fórum Participativo da Rede MAPeAR

Fórum Participativo da Rede Mapear

O Fórum Participativo da Rede Mapear vai decorrer no próximo dia 12 de Fevereiro, em Vila Real. Um espaço de excelência e singular. Algumas das escolas associadas, a UTAD , os núcleos da ASPEA e seus parceiros, universidades, organizações não-governamentais, partidos políticos e decisores e/ou gestores da administração pública local e central vão estar presentes para discutir as melhores práticas na gestão da qualidade do ar ambiente nas áreas urbanas das escolas associadas e contribuir assim para uma maior aproximação dos jovens às instituições e poder democráticos e à democracia participativa.

Por um Natal amigo da natureza - sem musgo!

Musgos

Sabia que usar musgo para fins decorativos é uma ameaça a estes incríveis seres vivos? Com efeito, esta prática é particularmente grave nas zonas litorais, onde há uma destruição, quer de musgos quer de líquenes (in Atlas dos Briófitos Ameaçados de Portugal - 2012). Por isso, para um Natal amigo da Natureza, proteja os musgos e os líquenes no seu ambiente natural, pois são importantíssimos nos ecossistemas e têm um crescimento lento. Para o presépio aproveite velhas revistas com páginas verdes (amarrote-as) ou plante cereais (cevada, aveia) em pequenos vasinhos e, assim, terá “zonas verdes”.

Saber mais...