Dia Mundial dos Peixes Migradores 2020

Dia Mundial dos Peixes Migradores 2020

O Dia Mundial dos Peixes Migradores é uma iniciativa global que através de eventos locais em todo o mundo, divulgados pela World Fish Migration Foundation, pretende sensibilizar o público para a importância da manutenção de rios “saudáveis”, com especial destaque para os peixes migradores e as suas necessidades.

Ler mais...

ASPEA lança o projeto “MAPeAR - Mapeamento Ambiental Colaborativo da Qualidade do Ar e Ruído” de âmbito Nacional

MAPeAR_FA

O projeto MAPeAR - Mapeamento Ambiental Colaborativo da Qualidade do Ar e Ruído é financiado pelo Fundo Ambiental - linha Saúde de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis - e tem como objetivo é a promoção da literacia socioambiental, na comunidade escolar, sobre os impactos do ruído e da poluição do ar nos metabolismos urbano e humano, cuja mitigação e eliminação estão diretamente associados aos ODS «3. Saúde de qualidade» e «11. Cidades e comunidades sustentáveis».

Ler mais...

Concurso de Curtas Metragens - LivingRiver

Concurso de Curtas - LR

Encontra-se a decorrer o concurso de curtas-metragens no âmbito do projeto LIVINGRIVER. O objetivo deste concurso é alertar para a importância da conservação e protecção dos ecossistemas ribeirinhos em todas as suas dimensões, tendo como palavras-chave: Cultura, Biodiversidade, Ecologia, Património e Ciência.

Ler mais...

Curso de Monitores do Projeto Rios em Vila Nova de Gaia

Curso_Monitores_PR

A ASPEA organizará, em parceria com a Escola Secundária Almeida Garrett e o Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, nos próximos dias 17 e 18 de outubro, mais um Curso de Monitores do Projeto Rios em Vila Nova de Gaia.

Ler mais...

Conhecer as aves aquáticas invasoras da Península Ibérica

Conhecer as aves aquáticas da Península Ibérica

No âmbito do festival EuroBirdwatch 2020, promovido pela BirdLife International e coordenado em Portugal pela SPEA – Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves, a ASPEA promove uma iniciativa online: Conhecer as aves aquáticas invasoras da Península Ibérica.

Ler mais...

ASPEA promove Seminário Nacional de Monitores do Projeto Rios em Viseu

ENMPR2020

Após período de confinamento a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) organizou o primeiro evento presencial, de âmbito nacional, com a rede de monitores do Projeto Rios. Este evento, segundo a ASPEA, foi o “início de um conjunto de iniciativas previstas de forma a voltar à normalidade” e ao “contacto pessoal com os coordenadores de projetos e com os núcleos”.

Ler mais...

Dia Internacional de Limpeza Costeira 2020

Dia_Limpeza_Costeira

Este ano, celebramos o Dia Internacional de Limpeza Costeira, de 19 a 27 de setembro, com ações de limpeza terrestres. Junte-se a esta iniciativa internacional e participe na nossa ação de limpeza de praia no dia 26 de setembro, das 10h às 12h, na Praia de Caxias - Oeiras. Esta ação é organizada pela Tu Decides, a Plástico à Vista e a ASPEA.

Ler mais...

ASPEA parceira em novo projeto Europeu de Florestas Modelo

Forest-ED

Imagem de Matthew Smith, obtida no Unsplash

O projeto Forest-ED (Education for the sustainable development of mediterranean model forests) surge no seguimento de uma candidatura apresentada ao Programa Erasmus +, o instrumento financeiro por excelência para a educação e formação, e destina-se à formação de educadores ambientais especializados na temática das Florestas.

Ler mais...

Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global

GetUpProject

O projeto Get up and Goals! Global Education Time, financiado pelo programa DEAR – Development Education and Awareness Raising, da Comissão Europeia, disponibiliza os Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, recursos educativos que ganharam forma em quatro publicações nas áreas das Alterações Climáticas, da Igualdade de Género, das Migrações e das Desigualdades Mundiais*.

Ler mais...

ASPEA com novo projeto de sustentabilidade territorial co-financiado pelo Fundo das Relações Bilaterais do EEA Grants

Future Planning

A iniciativa Future Planning, co-financiado pelo Programa EEA Grants, desenvolve-se, em Portugal, com uma parceria entre a ASPEA o Município de Lousada, e na Noruega, com a Escola Superior para o Desenvolvimento Verde, de Bryne. Este projeto visa estabelecer uma sistemática partilha de experiências e práticas no que respeita à gestão do território, fornecendo um quadro teórico atualizado à luz do conhecimento atual, assim como um referencial empírico, de forma a apoiar os educadores e profissionais do ambiente e território no seu trabalho.

Ler mais...