ASPEA com novo projeto de sustentabilidade territorial co-financiado pelo Fundo das Relações Bilaterais do EEA Grants

Future Planning

A iniciativa Future Planning, co-financiado pelo Programa EEA Grants, desenvolve-se, em Portugal, com uma parceria entre a ASPEA o Município de Lousada, e na Noruega, com a Escola Superior para o Desenvolvimento Verde, de Bryne. Este projeto visa estabelecer uma sistemática partilha de experiências e práticas no que respeita à gestão do território, fornecendo um quadro teórico atualizado à luz do conhecimento atual, assim como um referencial empírico, de forma a apoiar os educadores e profissionais do ambiente e território no seu trabalho.

Ler mais...

IV Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento - ONLINE

IV_CIEAD

Irá decorrer, de 11 a 14 de novembro de 2020, na modalidade ONLINE, a partir da cidade de Leiria, em Portugal, o IV Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento (IV CIEAD).

Ler mais...

ASPEA organizou Webinar sobre Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas: Participar para controlar

Conversas com bom ambiente

No passado dia 15 de julho, a ASPEA organizou um webinar com o intuito de dar a conhecer ao público em geral as espécies exóticas invasoras aquáticas, focando-se nos seus vetores de introdução, nos seus impactos e na importância da participação pública na sua deteção precoce e controlo.

Ler mais...

Desafios virtuais em tempo de pandemia

Desafios_LI

Entre as atividades previstas para as escolas participantes no projeto LIFE INVASAQUA, estava agendada a I Conferência Internacional LIFE INVASAQUA, para maio de 2020. Nesta conferência iriam participar jovens das escolas do projeto em Portugal e em Espanha. No entanto, à luz dos novos acontecimentos decorrentes da Covid-19, a conferência foi adiada para maio de 2021 e a ASPEA lançou dois desafios virtuais aos alunos das escolas parceiras do projeto, em Portugal.

Ler mais...

Encontro virtual de professores do projeto “Vamos Cuidar do Planeta”

Encontro Virtual VCP

No dia 3 de julho de 2020 a ASPEA promoveu um encontro virtual de professores do projeto Vamos Cuidar do Planeta!, através da plataforma Zoom. Este encontro surge no seguimento da primeira edição da formação de professores do projeto, com o título Cultura democrática e consciência cívica nos jovens – Vamos Cuidar do Planeta!.

Ler mais...

Materiais gráficos para comunicar e sensibilizar sobre espécies exóticas invasoras aquáticas

Materiais Gráficos

Na formação de professores do projeto LIFE INVASAQUA, um dos módulos abordados foi a comunicação e sensibilização ambiental através de materiais gráficos. Uma vez que o projeto pretende comunicar a problemática das espécies invasoras, é importante saber desenvolver materiais visuais que apelem à sensibilização dos cidadãos para este tema.

Ler mais...

Junte-se ao #ManifestoPelosRios

manifesro

A ASPEA já subscreveu o Manifesto "Uma epidemia abala o mundo - mas os rios ainda correm para o mar (e agora levam máscaras)”! Junte-se a nós também e assine esta carta, enquanto organização, pela saúde do planeta. Junte-se ao #ManifestoPelosRios!

Ler mais...

ASPEA Viseu promove atividade de limpeza no Rio Pavia

Limpeza_Rio_Paiva_ASPEA_Viseu

O núcleo da ASPEA Viseu realizou, na manhã de sábado, dia 11 de julho, uma atividade de limpeza num troço do Rio Pavia, que atravessa a extensão da Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea, em Viseu.

Ler mais...

ASPEA alarga projeto "Vamos cuidar do planeta!" a várias regiões do país

European Rivers Summit 2021

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), no ano letivo 2020/2021, alarga o projeto Vamos Cuidar do Planeta às regiões onde se encontram os seus núcleos regionais, como é o caso da região de Aveiro, Braga, Bragança, Viseu e Região Autónoma dos Açores.

Ler mais...

European Rivers Summit 2021 em Lisboa

European Rivers Summit 2021

O European Rivers Summit vai decorrer de 20 a 22 de Maio de 2021, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian. Inscreva-se e participe na partilha de conhecimentos e na preservação e conservação dos rios!

Ler mais...

Concurso do programa de donativos "Quando Do Velho Se Faz Novo"

Do_velho_se_faz_novo

A ASPEA é uma das instituições que concorreu ao programa de donativos Quando Do Velho Se Faz Novo e foi selecionada para a fase de votação com o programa de voluntariado para a sensibilização ambiental dos cidadãos, limpeza e recuperação de praias, rios e florestas, manutenção de hortas e jardins urbanos, plantação de árvores e remoção de espécies exóticas invasoras.

A fase de votação decorrerá até ao dia 5 de julho e no dia 15 de julho serão divulgadas as 23 instituições vencedoras e que receberão apoio.

Poderá votar, aqui. Vote e apoie a a proposta da ASPEA - 31ª da lista, dentro da secção VALORSUL.

Ler mais...

ASPEA apresenta campanha internacional "Caminhando pelos trilhos do mar"

Caminhando_pelos_trilhos_do_mar

Dia 8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos e a ASPEA aproveita esta data para apresentar a campanha internacional Caminhando pelos trilhos do mar, na qual colabora, que decorrerá até 30 de junho de 2020. Esta ação consiste na recolha de dados através de quatro formulários:
Mas quanta água consome? - que aborda o tema do consumo de água potável em contexto doméstico;
O que há no frigorífico hoje? - para refletir sobre o seu consumo de alimentos ligados ao mar;
Colocaste a máscara? e Vê onde me colocas! - que propõem uma reflexão sobre o impacte ambiental dos resíduos de plástico.

Ler mais...

Participação Pública - 3º Ciclo PGRH da Região Hidrográfica do Douro

Portal_Participa_Douto

Encontra-se a decorrer o 3º Ciclo do Plano de Gestão da Região Hidrográfica (PGRH) do Douro (RH3). No que à consulta pública diz respeito, pode acompanhar o processo através do Portal Participa, no qual encontrará todas as informações relativas às Questões Significativas da Gestão da Água (QSiGA).

Ler mais...

X Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho

X-SIBHRM

O Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho (SIBHRM), com uma periodicidade bianual, junta participantes de Espanha e Portugal, no sentido de atualizar informação e promover a discussão sobre temas pertinentes para a região, tendo por base os recursos naturais e importância da preservação da biodiversidade associada ao Rio Minho.

Ler mais...