Secundário
“DESPLASTICAR” PARA O MAR PRESERVAR!
Todos os anos, cerca de oito milhões de toneladas de plástico invadem o oceano, o equivalente a um camião cheio de lixo a cada minuto. Peixes, aves, répteis e mamíferos marinhos acabam por sofrer as consequências diretas dos nossos atos. Mas o ser humano também é gravemente afetado e nem sempre se apercebe disso. Nesta atividade vais perceber o que podes fazer para evitar que o plástico chegue ao oceano e como incentivar que outras pessoas se juntem a esta causa.
MARÉ CHEIA DE VIDA
À medida que a maré vai descendo, ficam a descoberto as poças de maré, janelas abertas para o fundo no mar. Numa visita guiada a estes locais únicos vais ficar a conhecer os animais que aqui vivem e os seus “truques” para conseguirem suportar estas condições extremas.
OCEANO AQUECIDO, VIDA EM PERIGO
A década de 2011 a 2020 foi a mais quente que alguma vez se registou, tendo a temperatura média mundial atingido, em 2019, 1,1°C acima dos níveis pré-industriais. Um aumento de 2°C em relação à temperatura da época pré-industrial produz graves impactos negativos no ambiente natural e na saúde e bem -estar humanos. O oceano tem sido um dos principais responsáveis por atenuar os efeitos das alterações climáticas, mas está a atingir o seu limite. Nesta atividade irás perceber quais são os nossos impactos no oceano, de que forma condicionam o nosso futuro e o que podemos fazer para evitar uma situação catastrófica.
ÁRVORES DE MÃOS DADAS
As florestas são mundos mágicos e gigantescos, mas que em muito se assemelham a uma pequena família. Nesta oficina vais descobrir as histórias das “árvores-mãe” e o quanto são importantes nas nossas florestas e no nosso planeta.
O MUNDO DOS INSETOS: CONHEÇA OS HABITANTES DO JARDIM
Conhece o fascinante mundo dos insetos! Descobre a sua importância ecológica e as causas do seu declínio. Com a ajuda de redes, lupas e guias de campo irás identificar a sua grande diversidade. Recorre também à app INaturalist e à Lista Vermelha dos Invertebrados de 2023. Tornar -te um cientista cidadão e ajude reverter o declínio dos insetos.
SOLO, VAIS E NÃO VOLTAS?
Apesar de ser um dos recursos naturais mais imprescindíveis à vida na Terra, o solo é um dos recursos mais ameaçados da atualidade. É urgente prevenir e remediar o mais possível. Relacionando o grau de erosão dos solos com o seu grau de cobertura iremos perceber como as plantas desempenham um importante papel na sua retenção e como podem ser as nossas grandes aliadas.
TERRÁRIO EM PONTO PEQUENO
Os terrários na ciência botânica são estruturas que funcionam como pequenas estufas, onde se recriam as condições de um determinado ambiente natural. Neles é possível integrar plantas e fungos e uma série de pequenos animais, total ou parcialmente terrestres. Nesta oficina irás aprender a construir e a manter um terrário mediterrânico, explorando a biodiversidade única deste ambiente e como as plantas se adaptam às suas características. Mesmo sendo um ecossistema muito resistente, hoje encontra-se em perigo!! Estás pronto para criar, cuidar e proteger o nosso ecossistema mediterrânico?
QUE INVASORA SOU?
Nesta oficina vais conhecer as plantas invasoras que se instalaram nos nossos ecossistemas florestais, aprender sobre as suas principais características, como se propagam e porque são uma ameaça à nossa biodiversidade. Os motivos da invasão e os sucessos inerentes a cada espécie são muito diversos. É tudo isto que vais descobrir de forma lúdica e em sessões de observação no terreno para no final estares capaz de saber e compreender como se deve evitar a sua propagação e como se pode atuar no seu controlo.
UM RIO DE VIDA
Um rio é muito mais do que água que corre para o oceano, do que os peixes que nele habitam, do que as árvores que cobrem as suas margens e do que as aves que nele procuram abrigo. Falar de um rio é também falar de pessoas, de comunidades, tradições, histórias, lendas, canções, objetos, postais e património arquitetónico! Assim, proteger um ecossistema ribeirinho implica também ter presente a história da comunidade na sua ligação com o rio. Quando foi a última vez que fizeste um picnic à beira rio ou usufruíste de um mergulho nas suas águas? Vem descobrir o que nos une aos rios.
QUE SEGREDOS ESCONDE O FUNDO DO RIO?
O rio é um lugar com imensa vida e o seu fundo esconde vários tesouros. Queres ficar a conhecê-los? Apresentamos-te os macroinvertebrados, pequenos organismos que vivem no rio e que nos ajudam a perceber o estado da qualidade da água. Veste a pele de investigador e aventura-te no rio para observar estes seres vivos.
CUIDAR DE MIM E DO PLANETA
No nosso dia-a-dia são muitos os produtos de higiene pessoal que utilizamos. No entanto, sem nos apercebermos muitos deles contêm produtos pouco saudáveis para nós e para o ambiente. A solução é bastante simples: utilizar produtos cosméticos naturais, isentos de químicos e amigos do planeta. Para tal, bastará conhecermos alguns bons ingredientes, conhecermos algumas regras da química e criarmos os nossos próprios produtos.
NO COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR
Nesta atividade os participantes são convidados a compreender os impactos negativos do desperdício alimentar e a conhecer técnicas culinárias para aproveitar integralmente os alimentos, evitando descartes desnecessários. No final da oficina, os participantes estarão capacitados a aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas próprias cozinhas, contribuindo assim para a redução do desperdício alimentar e para a promoção de hábitos alimentares ecologicamente mais responsáveis.
TÁ NA HORTA
Que bom que é colher os legumes e os frutos diretamente da horta e saboreá-los plenos de aroma e sabor! A Natureza é generosa e a todos dá-nos esta oportunidade. Prepara-te para mexer e remexer na terra. Como criar uma horta familiar ou comunitária onde todos podem ajudar. Pondo em prática a economia circular e os princípios da agricultura biológica criaremos um oásis de vida rico em biodiversidade e alimentos.
COMPOSTAGEM EM CASA
Esta oficina sensibiliza para a importância de integrarmos o sistema alimentar na roda da economia circular. Depois de bem aproveitados todos os componentes nutritivos dos alimentos – cascas, caules e ramas – pois, nada deve ser desperdiçado – há que fazer a compostagem dos resíduos resultantes e devolver os nutrientes ao solo. Para tal, os participantes irão aprender a criar um mini-compostor com garrafa ou garrafão PET para reproduzir em casa e ajudar na compostagem dos resíduos orgânicos.
DIETA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
É sabido que todas as nossas ações de sobrevivências e escolhas de consumo exercem um determinado nível de desgaste no nosso planeta. Mas estaremos verdadeiramente conscientes do impacto ambiental diretamente relacionado com a nossa dieta alimentar e sobre a atenuação deste problema? Partindo do conceito da pegada ecológica da alimentação e dos seus efeitos devastadores nas alterações climáticas e nos ecossistemas terrestres e aquáticos, analisaremos casos de estudo e dados científicos que nos ajudem a diminuir o impacto ambiental da nossa alimentação e a encontrar o melhor compromisso tanto para a nossa saúde como para a saúde do planeta.