• Torne-se associado da ASPEA
  • Ajude a reforçar o papel da Educação Ambiental.

OCEANO EM PERIGO é o título da infografia vencedora do concurso integrado no projeto EduCO2cean

Categoria: Noticias Criado em quarta, 11 outubro 2017, 15:15

eduCO2cean definitivo.jpg

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) apresenta os resultados do concurso de infografias integrado no projeto EduCO2cean, financiado pelo programa ERASMUS+.


A infografia vencedora foi “Oceano em perigo: impacte das alterações climáticas nas espécies marinhas” da autoria de três alunos de 17 anos: Inês Piçarra, Pedro Garcez e Rui Abreu, com orientação da profª. Helena Branco, da Escola Profissional do Vale do Tejo, de Santarém, que retrata três dos principais impactes provocados pelas alterações climáticas nos oceanos, nomeadamente na subida do nível das águas do mar, na acidificação dos oceanos e na perda da biodiversidade marinha.

 

O segundo lugar foi atribuído à infografia com o título «Oceano: ameaças e proteção» da autoria dos alunos Ana Costa, David Oliveira, Luis Santos e Tiago Garcia, da Escola Secundária Alves Martins, de Viseu, sob orientação das professoras Fátima Pinho, Eva Lima e Graça Pereira.
O terceiro lugar foi atribuído à infografia com o título «Não deixes o teu país afundar» dos alunos Francisco Santos e Tiago Lopes da Escola Superior de Artes e Design, do Instituto Politécnico de Leiria.


Menções Honrosas:

«Subida do nível médio das águas do mar» dos alunos Pedro Melo, Ana Almeida, Maria João Ferreira e Fábio Lopes, da Escola Secundária Alves Martins de Viseu. Os alunos aproveitam para fazer uma representação simbólica do impacto da subida das águas do mar ao longo do tempo e previsões para 2070. A referência a um elemento, que é a Estátua da Liberdade, conhecido por todos serve de escala para melhor compreensão do problema.
«Microplásticos: os novos venenos dos oceanos» dos alunos José Carlos Varanda, Carlos da Cruz e João Martins da Escola Secundária Alves Martins de Viseu.
«Rastilho de tempo» da aluna Daniela Valério, orientada pelo professor Paulo Calhau, do Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra. Esta infografia pretende alertar para as ameaças que resultam das ações humanas e que colocam a vida dos mares e do planeta numa corrida contra o tempo. A imagem da bomba com o rastilho já aceso procura fazer o alerta para a emergência de tomar decisões com urgência que invertam a destruição definitiva.
«Todos os caminhos vão dar ao mar» do aluno Adriano Matos, orientado pela professora Maria Regina Pinto da Escola Profissional da Horta, Faial. A infografia pretende retratar a problemática da existência de microplásticos a da acidificação dos oceanos, levando as pessoas a pensarem sobre os seus hábitos do dia-a-dia.


O concurso de infografias do projeto EduCO2cean com o tema: “oceanos e alterações climáticas” possibilitou o envolvimento de jovens estudantes em iniciativas destinadas à criação de ideias, comunicação e sensibilização ambiental por forma a transmitir a toda a sociedade a importância da investigação sobre os impactes e mitigação das alterações climáticas nos mares e oceanos, com especial enfâse no Oceano Atlântico e no Mar Báltico. Ao mesmo tempo possibilitou que os jovens demonstrassem o seu talento artístico e as suas inquietações face às alterações climáticas nas suas vidas do quotidiano e no planeta.


As infografias apresentadas a concurso estão disponíveis em:
https://www.facebook.com/aspea.org/photos/pcb.1652844831427384/1652844184760782/?type=3&theater


O projeto EduCO2cean decorre até agosto de 2018 e destina-se a alunos entre os 13 e os 17 anos, envolvendo parceiros de Portugal, Espanha, Escócia e Polónia. Através da participação no projeto proporcionar-se-á o desenvolvimento de competências-chave que ajudem a encontrar causas e propostas de mitigação e adaptação às alterações climáticas nos mares e oceanos, recorrendo a estratégias de comunicação artística e criativa, promovendo o espírito científico e empreendedor necessário para a transferência de conhecimento à sociedade.


O Projeto “EduCO2cean” é uma proposta dinâmica e participativa que origina um conjunto de ações, com várias fases sucessivas, em forma de processo:


 Pedagógico que aprofunda os conceitos e os valores sobre cidadania, ambiente, democracia e participação;
 Educativo-ambiental que vai à procura do compromisso e da responsabilidade dos jovens face à crise ambiental do nosso planeta;
 Interativo entre jovens de diferentes idades e de distintas regiões e países que aprendem e atuam juntos com um fim comum: proteger os oceanos das alterações climáticas.
 que aproxima a dimensão da política ambiental à educação. Interação que está presente na educação ambiental desde as suas origens e que, poucas vezes, se tem visto integrada intencionalmente nas suas propostas e programas.


Recorrendo ao aumento do conhecimento das causas, dos processos e dos efeitos das alterações climáticas e à promoção de uma participação ativa do cidadão, pretendeu-se que estas não sejam vistas como um problema “dos outros”, mas sim como um problema de todos, e que está nas nossas mãos, nas nossas ações do dia a dia, contribuir para a sua mitigação e respetiva adaptação. Com este projeto pretende-se situar as alterações climáticas como um problema social e pessoalmente relevante, no que todos e todas temos responsabilidade, interligando as suas causas e as suas consequências com os espaços em que se desenvolve a vida quotidiana de todos e todas nós com a finalidade de promover e privilegiar estilos de vida de baixo carbono.