Agência Jovem de Notícias relata, ao pormenor, cerimónia de Entrega de prémios em Seia

Categoria: Noticias Criado em terça, 23 outubro 2018, 16:37

seia

A Agência Jovem de Notícias continua a produzir conteúdos, desta vez, Adriana Pimenta, Anita Capelo, Magda Mendes e Maria Queirós escrevem-nos sobre a cerimónia de entrega de prémios do concurso de Curtas metragens, realizada em Seia, no ambito do Projeto Rios.

No dia 17 de outubro de 2018, o autocarro percorreu cerca de 125 km para transportar alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha (Aveiro), do Instituto Técnico e Artístico Profissional de Coimbra e da Secundária D. Duarte, das respetivas escolas até Seia, no âmbito da semana temática CineEco.

Da parte da manhã, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a curtas-metragens sobre os problemas e as possíveis consequências ambientais que acontecem ou poderão vir a ocorrer futuramente no nosso quotidiano, com o objetivo, essencialmente, de conscientizar a ocorrência de fenómenos que ainda podem ser evitados por todos nós.

Após a pequena visita à Casa da Cultura de Seia, todos fomos convidados a conhecer o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, onde nos levaram a conhecer três espaços diferentes: a Sala Património e Natureza, a Sala Espaço e Território e a Sala Multimédia.

Na Sala Património e Natureza é possível aprofundar e complementar os conteúdos da exposição permanente, explorando temas centrais como a geologia, a geomorfologia, os habitats naturais, a flora e a fauna da Estrela. Por outro lado, na Sala Espaço Temático encontra-se uma exposição também permanente que aborda diversas áreas do conhecimento e integra aspetos científicos, didáticos e lúdicos relativos ao planeta Terra, à região Centro de Portugal e à Serra da Estrela. Na área dedicada à serra, exploram-se temas relativos à geologia, clima e biodiversidade da montanha e à geografia humana. Por fim, na Sala Multimédia, é exibido um filme 3D que nos dá a conhecer alguns dos locais da região, que se destacam pelo seu património histórico-cultural e natural. Vamos à descoberta?

A missão do CISE é sintetizar e divulgar conhecimentos sobre os processos naturais, sociais e económicos que condicionam a vida na Serra da Estrela, por isso vale a pena visitar!

Para finalizar o dia, juntámo-nos no auditório do espaço onde visualizámos as curtas-metragens do concurso O Oceano e as Alterações Climáticas, no âmbito do projeto EduCO2cean, bem como se procedeu à entrega dos prémios pelo Dr. Joaquim Ramos (Presidente da ASPEA) e por Liliana Ferreira (ASPEA).

           

            Com Menção Honrosa:

            - Quem tramou o mexilhão, St. Peter´s International School;

            - Poluição no Mundo, Escola Secundária D.Duarte;

            - Memória e Essência, Escola Secundária de Abergaria-a-Velha;

            - Naturfaker, Instituto Técnico e Artístico Profissional de Coimbra;

           

            Finalmente, os três vencedores desta edição:

            - Beauty com o 1º lugar, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha;

            - Destroçados Anónimos com o 2º lugar, Instituto Técnico e Artístico Profissional de Coimbra;

            - Truth com o 3º lugar, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha.

Foi um dia extremamente importante, uma vez que, é fundamental reforçar a ideia do tão escasso tempo que temos para preservar o nosso meio ambiente, não só para a nossa geração, como para as vindouras. O futuro está próximo e será duro se não agirmos hoje!

Terminamos esta partilha com a frase “falar de ambiente… é uma realidade bem dura”, citada durante a visita.

 

Artigo de:

Adriana Pimenta

Anita Capelo

Magda Mendes

Maria Queirós