Let´s Take Care of The Planet - Vamos Cuidar do Planeta

Categoria: Noticias Criado em quinta, 13 dezembro 2018, 15:27

banner LTCP VAMOSCUIDARDOPLANETAPromover e mobilizar os jovens europeus, acerca do desenvolvimento sustentável, através da construção de espaços de diálogo e debate é o objetivo que norteia o Projeto internacional Let’s Take Care Of The Planet (LTCP), coordenado na Europa pela ONG Francesa Monde Pluriel, e do qual a ASPEA é parceira há mais de 5 anos.

 

Através da construção de espaços que potenciem o diálogo e o debate, estes jovens tornam-se mais conscientes das suas responsabilidades e é-lhes lançado o desafio de chegar a um consenso, de nível europeu, acerca das responsabilidades de cada um. Este projeto dá aos jovens a possibilidade de se fazerem ouvir perante atores políticos nacionais e organismos internacionais.

Assente na democracia participativa e na responsabilidade, conceitos centrais do projeto, LTCP tem como objetivos: reforçar a cidadania ativa dos jovens; melhorar o conhecimento e as competências ao nível do desenvolvimento sustentável; reforçar a capacidade de ação e iniciativa dos jovens nas suas escolas e na sua vida quotidiana, para promover a mudança de hábitos a nível local; permitir que os jovens conheçam e vivenciem determinados aspetos de uma democracia participativa, bem como, dar aos jovens a oportunidade de expressar as suas ideias não só a nível local mas também ao nível dos decisores políticos internacionais. Este projeto ensina os jovens a expressar e divulgar as suas ideias através de ferramenta educacionais, como por exemplo: cartazes, cartas, sites, fóruns online, entre outros.

Let´s Take Care of The Planet segue as linhas orientadoras do Projeto Internacional iniciado pelo Ministério da Educação do Brasil que culminou numa Conferência Internacional, realizada em 2010, na qual mais de 400 jovens de 47 países diferentes redigiram a Carta da Juventude Internacional - «Let’s Take Care of the Planet».

Em maio de 2018 foi coorganizada pela Monde Pluriel e pela ASPEA a III Conferência Europeia de Jovens que se realizou em Oeiras, Lisboa e Cascais. Juntando 82 jovens de 10 nacionalidades diferentes com o intuito de produzir a ‘carta de compromisso’, uma carta que versa sobre os encargos que cada jovem se compromete a adotar, face «aos assuntos ambientais mais críticos», tendo em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pelas Nações Unidas.

«Só a acção colectiva é a solução» para atuar perante as problemáticas que «são comuns a todos os países» como pode ler-se na carta produzida por estes jovens que, mais do que uma carta onde assumem compromissos claros, é um documento que ‘desafia’ todas as peessoas a «agir imediatamente».

Para Laura González, coordenadora de projetos da ASPEA, que lidera a parceria do LTCP, integrar o leque de parceiros de um projeto desta envergadura é uma oportunidade para os jovens terem os recursos, as informações e o espaço para poder criar e ter uma opinião crítica e responsável perante os desafios socioambientais atuais, de forma a serem conscientes do mundo que os rodeia e puderem tomar decisões fundamentadas e coerentes perante estes.

Além da ASPEA, também o Under the High patronage of the Ministry of National Education, a COP21 - Certified for the European LTCP process, o Under the patronage of the French National Commission for UNESCO, a The Charles Léopold Mayer for Human Progress Foundation (FPH), a There Is Alternative (TIA), o "Youth in Action" Programm, o Committee of the Regions, o The European Economic and Social Commitee, a The Hippocrene Foundation e a The Rhône-Alpes Region compõem o leque de parceiros do Projeto Internacional Let´s Take Care of The Planet.