Águeda mobiliza cerca de 3.500 pessoas num fim de semana movido em bicicleta

A cidade foi tomada por bicicletas durante o fim de semana do dia 23 a 25 de setembro

Águeda transformou-se no habitat natural das bicicletas durante o fim de semana do dia 23 a 25 de setembro. O Águeda +B , o primeiro evento urbano de bicicletas em Portugal, envolveu cerca de 3.500 pessoas provenientes de todo o país. No balanço da iniciativa, a autarquia anuncia o regresso em 2017.

Houve exposições, workshops, animações, tours industriais, comércio em duas rodas, test drives, atividades para crianças, cicloturismo para todas as idades, logótipo gigante, música (em parceria com o d'Orfeu Associação Cultural - 15º Festival Gesto Orelhudo), entre outras atividades.

A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, além de ter como anfitriões o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais e o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Eduardo Feio.

A cidade foi transformada em laboratório ciclístico durante dois dias e rendeu projectos pioneiros para aplicar futuramente em todo o território nacional, graças às atividades dinâmicas que permitiram a todos os visitantes fazerem parte desta experiência única. Laboratórios móveis para estudos académicos nas áreas da mobilidade, prevenção rodoviária e saúde foram alguns dos principais tópicos.

Em paralelo a isso, de acordo com o Município de Águeda, o 1º Encontro Nacional de Inventores e Fazedores de Acessórios, Componentes e Serviços, foi um sucesso, com 30 participantes a estabelecerem valiosos contatos.

O mundo precisa de Mais Bicicletas para uma melhor sustentabilidade do país e do planeta. A bicicleta é o meio de transporte do Século XXI e no fim de setembro, Águeda provou que é possível uma cidade pensar na mobilidade em duas rodas.

Pedro Neves, da Aspea | Imagem: Mais Bicicleta

jasa kirim mobil