ASPEA em missão a Cabo Verde para preparação do VI Congresso Internacional de Educação Ambiental da CPLP

missaoCV

Durante esta semana, Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, encontra-se numa missão a Cabo Verde para apoiar uma equipa da Universidade de Cabo Verde na preparação e organização do VI Congresso Internacional de Educação Ambiental das Comunidades e Países de Língua Portuguesa e Galiza, que se realizará de 22 a 25 de março de 2021.

A ASPEA é parceira institucional da 6ª edição deste congresso tendo em conta o Estatuto de Observador Consultivo da CPLP e pela experiência na organização dos congressos anteriores.

Este congresso de Educação Ambiental é considerado o maior evento da sociedade civil de todo o espaço lusófono e realiza-se a cada dois anos num dos países da CPLP. O tema central será "Oceano, Lusofonia e Educação Ambiental: Caminhos de Esperança para a Transformação Socio-Ecológica".

missaoCV

Os objetivos gerais do congresso passam por contribuir com propostas de ação enquadradas pelo Plano Estratégico de Cooperação em Ambiente da CPLP (PECA-CPLP), que possam ajudar a dinamizar a cooperação entre os Estados membros da CPLP no que respeita à gestão, proteção e preservação do ambiente, em sintonia com as preocupações mundiais relacionados com a poluição do oceano e o desgaste dos recursos marinhos; assim como reforçar o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos na área do ambiente, nos Estados membros da CPLP, em especial atendendo ao previsto para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

Pretende-se que cerca de 300 participantes dos países e comunidades de língua portuguesa e Galiza possam partilhar as suas experiências, projetos, metodologias e investigações/pesquisas, sendo uma plataforma para o fortalecimento das redes e comunidades, no espaço lusófono e Galiza, que atuam no campo da Educação Ambiental.

Durante esta primeira missão, realizam-se: reuniões de trabalho para capacitação de equipas da comissão organizadora; levantamento e caracterização dos espaços e comunidades onde se realizarão as atividades; identificação e contratação com os hotéis e restaurantes; reuniões com instituições públicas e privadas e da sociedade civil para envolvimento na construção coletiva do congresso e estabelecimento de parcerias; levantamento de necessidades logísticas e identificação dos recursos existentes, de forma a proporcionar a participação do maior número de participantes; identificação de projetos comunitários implementados nas ilhas e oradores para a programação.

Nos dois primeiros dias da missão já se realizaram reuniões com a equipa nacional da comissão científica, com a Srª Reitora da Universidade de Cabo Verde, o Sr. Secretário de Estado da Juventude, a Direção Nacional do Ambiente e a equipa de comunicação da UniCV.

missaoCV

jasa kirim mobil