ASPEA apresenta campanha internacional "Caminhando pelos trilhos do mar"

Caminhando_pelos_trilhos_do_mar

Dia 8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos e a ASPEA aproveita esta data para apresentar a campanha internacional Caminhando pelos trilhos do mar, na qual colabora, que decorrerá até 30 de junho de 2020. Esta ação consiste na recolha de dados através de quatro formulários:
Mas quanta água consome? - que aborda o tema do consumo de água potável em contexto doméstico;
O que há no frigorífico hoje? - para refletir sobre o seu consumo de alimentos ligados ao mar;
Colocaste a máscara? e Vê onde me colocas! - que propõem uma reflexão sobre o impacte ambiental dos resíduos de plástico.

A ASPEA convida a sociedade portuguesa e, na qualidade de Observador Consultivo da CPLP, alarga este desafio a todos os países de língua portuguesa, de forma a participarem neste projeto de ciência cidadã, apresentado de modo simples e intuitivo. Através da recolha de dados em quatro questionários vamos obter material que vai contribuir para aumentar o nosso conhecimento sobre vários comportamentos relacionados com o ambiente e respetivos problemas, desafios e oportunidades. Adicionalmente, pretende-se compreender a verdadeira perceção e conhecimento da sociedade sobre algumas questões ambientais. Por fim, queremos ajudar a comunidade educativa, em particular, e a comunidade em geral a compreender o contexto científico e socioeconómico dos assuntos abordados.

Qualquer pessoa pode participar nesta recolha de dados acedendo ao site do projeto e preenchendo os questionários, cujos dados são recolhidos de forma anónima.

Joaquim Ramos Pinto, presidente da direção nacional da ASPEA, reforça que este projeto vem ajudar-nos a entender a importância dos comportamentos individuais, os estilos de vida e a forma como as escolhas diárias que fazemos têm um grande impacte no ambiente, mas também, e em especial, como podem influenciar ecossistemas aparentemente distantes de nós, como são aqueles que fazem parte do Oceano.

O mar, para quem mora longe dele, pode ser algo que está relacionado com férias, sonhos, desejos. Na realidade o mar é o local para onde todas as águas correm e, mais cedo ou mais tarde, chegam, trazendo consigo materiais sólidos, como por exemplo lama, areia, galhos, troncos e resíduos, e líquidos dissolvidos na água, que foram sendo recolhidos ao longo do seu percurso. O Oceano é o nível básico de todas as águas continentais e regula a sua velocidade e capacidade de erosão. É também a principal reserva de água do planeta e regula e condiciona o clima. O Oceano é uma grande reserva de alimentos e matérias-primas, é um local de trabalho, serve de via de transportes e, como já referido, uma fonte de lazer, sonho e inspiração.

A participação de um maior número de pessoas nesta campanha de recolha de dados é fundamental para que o trabalho das organizações que atuam no campo da Educação Ambiental possa contribuir com propostas de atividades sobre a literacia do Oceano, devolvendo à sociedade os contributos da sua colaboração. A ASPEA agradece a todas e todos pelo tempo que possam disponibilizar para responder aos 4 breves questionários que fazem parte desta campanha.


Este é um projeto coordenado por Francesca Alvisi e Silvia Merlino (CNR-ISMAR) e Elisa Baldrighi (CNR-IRBIM); com o apoio de Silvia Mattoni, Francesca Messina e Luca Balletti (CNR - Unità Comunicazione e Relazioni con il Pubblico); em parceria com: CNR-ISMAR, CNR-IRBIM, CNR-ICCOM, CNR-IPCF, INGV, Istituto Salesiano Beata Vergine di San Luca, Fondazione FBK, Trekking Italia - Sezione Emilia Romagna, ASPEA.

situs togel online judi bola terpercaya situs togel 4d jarisakti138 spinbet138 mekar77 spinbet138 alternatif login jarisakti138 mekar77 login bandar togel toto agen toto togel situs toto togel 4d toto 4d togel terpercaya situs togel slot pasti dibayar menang slot dibayar slot jamin dibayar bandar toto togel menang pasti dibayar abutogel daftar slot gacor