toto 4d situs toto togel 4D link slot gacor situs toto 4D situs togel 4D situs toto togel terpercaya toto togel 4D toto togel 4D terbaik situs slot togel

Fomos explorar a Serra da Estrela

Como já é habitual nas 29 edições das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, muitas das atividades realizadas têm como objetivo promover o contacto com a natureza, a biodiversidade e a cultura local. Sendo Manteigas o local escolhido, as portas do auditório abriram-se, literalmente, para a imensa paisagem da Serra da Estrela, marcando o passo para as atividades do primeiro dia do evento.

Na caminhada pelas Faias de São Lourenço os participantes foram convidados a observar zonas destruídas pelos incêndios de agosto de 2022 e interpretar a flora local. Conduzidos por Rafael Neiva, do ICNF, e por Luís Jordão, do projeto Courelas de Guadalupe e Carrascosa, puderam também conhecer medidas de reconstrução dos ecossistemas florestais.

Os participantes que escolheram visitar a bela cascata, por entre o trilho rochoso e florestal, do Poço do Inferno, ouviram falar sobre os incêndios que atingiram a Serra da Estrela e a forma como Manteigas tem tomado medidas de resposta a este tipo de catástrofes. Em paralelo, falou-se da criatividade como possível motor da resposta para a sustentabilidade ambiental.

Outra das atividades no exterior foi no Sameiro, onde foi abordado o incêndio que atingiu a Serra da Estrela em 2022 e destruiu uma vasta área de floresta. No Skiparque foi dinamizada uma atividade com barro, com o objetivo de mostrar as potencialidades da livre iniciativa das crianças na natureza.

A visita ao CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens permitiu conhecer o espaço e ainda devolver à natureza um milhafre recuperado. 

Para os participantes interessados em explorar a longa história do burel e outros produtos com lã, foi possível visitar a Fábrica da Ecolã, onde foi demonstrado o ciclo da lã desde a tosquia até ao produto final.

O Vale Glaciar do Zêzere foi outro dos locais de visita. A geodiversidade do vale e as marcas deixadas pela movimentação do Glaciar, ao longo dos anos, não deixou nenhum dos participantes indiferente.

Artigo colaborativo da Agência Jovem de Notícias (Sofia, Jociele, Luizeth, Inês, Oli, Rita, Beatriz, Catarina e Daniela)

jasa kirim mobil